Profissões do futuro, quais são elas … com mais futuro
Quais são as profissões do futuro? Pessoas que iniciam suas carreiras profissionais com a eterna questão: o que quero ser quando crescer? Uma maior saída? O mercado de trabalho já havia mudado nos últimos anos, mas depois da crise da COVID nossa sociedade tem outras necessidades, você consegue se adaptar?
Se na minha época as coisas se caracterizassem por escolher entre uma série de diplomas universitários que o levassem a um tipo específico de trabalho (por exemplo, se você estudasse jornalismo, poderia ser revisor em uma editora, escritor ou jornalista.
Hoje o que mais se escuta é “mamãe, quero ser YouTuber (ou influenciadora)” não é muito diferente do “mamãe, quero ser cantora (ou modelo)” de antigamente, embora uma vez que o sonho adolescente de ser rico / famoso seja colocado aparte.
Sim, é verdade que hoje existe um bom pico de vocações relacionadas à imagem, pelo quão atrativas são, pela demanda que despertam e porque vivemos em um mundo digital.
Apresentamos aqui alguns perfis profissionais que estão a acertar, caso esteja pensando em dar um novo rumo à sua vida profissional. Lembre-se que a relação de trabalho também mudou, há cada vez menos empresas que contratam funcionários, mas freelancers como prestadores de serviço, então a primeira coisa a fazer é trocar o chip, nem sempre você terá empregadores, mas sim clientes.
Conteúdo
Gerenciador de conteúdo digital
O que as empresas (ou clientes) desejam?
Saber gerar conteúdo hoje é o mais procurado, mas não tanto quanto saber administrar esse conteúdo, saber sobre e-commerce e posicionamento online, campos que estão substituindo o comércio tradicional e a publicidade. É a era do marketing digital, e você tem que fazer isso bem e não cair no clickbait fácil, que assusta mais do que atrai o consumidor.
O que estudar para essa profissão do futuro?
Um diploma universitário ou estudos relacionados ao marketing digital podem ser uma excelente base de conhecimento a ser escolhida por uma empresa para gerenciar seu conteúdo e movimentar seus produtos na rede. Na Espanha, para ser alguém do setor, é aconselhável estudar Comércio, Publicidade e Relações Públicas e Marketing e pesquisa de mercado.
Desenvolvedor de aplicativos
O que as empresas (ou clientes) desejam?
Estão entre os profissionais mais valorizados do mercado, pois fazem parte do grupo que cria os novos sistemas que automatizam processos no mobile, internet ou nuvem. Não existe empresa sem seus aplicativos, seja para vender online ou para promover sua marca.
Eles são até usados pela Administração para permitir que você pague impostos ou solicite consultas médicas. Profissionais também são necessários para manter sistemas que estão se tornando obsoletos devido à rapidez com que as tecnologias evoluem.
O que estudar?
A engenharia da computação ainda está em voga como sempre, como a Engenharia de Telecomunicações, o “telecos” de toda a vida. Uma opção cada vez mais difundida é o Bacharelado em Ciência da Computação e Matemática, porque as empresas procuram pessoas que, além de desenvolver aplicações e implementar soluções práticas de informática, adquiriram o hábito do pensamento abstrato e analítico sobre matemática. Estamos em um mundo onde os algoritmos são reis e quem os domina terá o cetro nas mãos.
Piloto de drone (A profissão do futuro)
O que as empresas (ou clientes) desejam?
Aqui vai haver uma super revolução, pois os drones já são utilizados, além de fins recreativos e esportivos, na fotografia e no cinema, no Exército, para monitoramento e controle de segurança, como controle de tráfego terrestre, marítimo e fluvial.
A coisa está apenas começando, pois os taxidrones para o transporte pessoal estão caindo (figurativamente, nunca literalmente) e com eles vem um novo espaço aéreo, que exigirá pilotos, mas também controladores, mecânicos e especialistas em sistemas.
O que estudar?
Engenharia Aeronáutica ou Engenharia Aeroespacial. Se você não vem da carreira da Aeronáutica, precisa fazer um mestrado em RPAS (aeronave pilotada remotamente).
E novamente, o melhor é a rainha da engenharia em questão de demanda, “telecos”.
Treinador pessoal ou monitor esportivo
O que as empresas (ou clientes) desejam?
A adoração ao corpo veio para ficar. Certamente você mesmo vai à academia, anda de bicicleta ou corre. Até o século 21, o esporte só era levado a sério no mundo da competição, fitness nem existia. Até 15 anos atrás, meu amor por correr era considerado uma excentricidade. Agora todos fazem alguma atividade física, e não por sua própria conta e risco, mas nas mãos de profissionais competentes.
Antes você saiu da escola e jurou não calçar mais o tênis, depois de anos tendo aturado um homem gordo de agasalho que gritava palavrões e te fazia girar pelo campo de futebol com o único propósito de dificultar sua vida.
Já os personal trainers e monitores desportivos são os perfis mais procurados, pelos clubes, pelas escolas e centros desportivos, pelos ginásios e pelos particulares.
Engenheiro ambiental e de energia renovável
O que as empresas (ou clientes) desejam?
O meio ambiente sofreu mudanças dramáticas nos últimos anos, o planeta está em perigo e temos consciência disso; portanto, engenheiros ambientais e especialistas em energia renovável são dois dos profissionais mais procurados.
Esse tipo de engenheiro entende a natureza, o que lhe permite avaliar os danos ambientais à água, solo, ar e atmosfera. A sua função é encontrar soluções técnicas viáveis para a empresa e que lhe permitam melhorar o seu produto ou serviço.
O que estudar?
Existe uma licenciatura em Engenharia Ambiental e uma licenciatura em energias renováveis, mas em qualquer caso, se vier de qualquer outra engenharia, desde a industrial às telecomunicações, pode entrar nestas áreas.
Engenharia realmente serve tanto para um quebrado quanto para um rasgo, porque em quase todas as empresas líderes de tecnologia, de qualquer tipo, procuram “telecos”.
O importante continuar com a pós-graduação, se especializar em uma dessas novas áreas. Outra coisa a lembrar, o mestrado é quase obrigatório para acessar as vagas mais bem remuneradas.
Chef ou hoteleiro
O que as empresas (ou clientes) desejam?
No futuro, o turismo e a gastronomia continuarão a ser um dos motores da economia do nosso país e continuará a haver necessidade de cozinheiros e chefs, mas também de gestores de hotéis e alojamentos rurais, hotéis boutique e pousadas nacionais.
O que estudar?
Para o sector do alojamento turístico, Licenciatura em Turismo ou Licenciatura em Hotelaria. Para o setor gastronômico, há os Diplomas Médio e Superior em Cozinha e Gastronomia, e depois você pode mergulhar em locais conhecidos como polos turísticos e gastronômicos.
Existem alternativas para o ensino superior em PF, como Gerenciamento de Cozinha ou Gerente de Alojamento Turístico.
Acredito que essa é uma das profissões do futuro com maior potencial de mercado.
Sim, está tudo muito bem, mas em um mundo cada vez mais precário, ou precário, as carreiras em Humanidades têm poucas saídas.
Quase ninguém estuda Direito se não for com dupla graduação em Administração de Empresas.
Algumas outras profissões do futuro poderiam ser incluídas neste artigo, porém decidimos escolher essas por terem maiores potenciais de mercado e empregabilidade, se você conhece ou quer sugerir mais outras profissões do futuro, deixe seu comentário aqui abaixo.