O que são Stakeholders?
O que são stakeholders? | Se há um conceito que aparece repetidamente no mundo dos negócios ou do marketing, é o dos stakeholders; mas o que são stakeholders? E qual a importância deles para as empresas? Neste post vamos responder a essas perguntas, além de ilustrar com vários exemplos no nosso site.
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O que são stakeholders?
Vamos começar esclarecendo o significado das stakeholders ; esta palavra em inglês pode ser traduzida aproximadamente (porque não há tradução direta em espanhol) por “grupos de interesse” ou “stakeholders”.
O termo foi cunhado pela primeira vez em 1984 pelo filósofo e matemático americano Robert Edward Freeman, que em seu livro Strategic Management: A Stakeholder Approach falou da importância que os grupos de interesse tinham para a tomada de decisões e planejamento da empresa. Estratégico, movendo o foco além os proprietários ou acionistas da empresa incluem todos aqueles que são ou podem ser afetados pelo desenvolvimento da atividade da empresa.
Portanto, são stakeholders de uma empresa todas as pessoas ou entidades afetadas em maior ou menor grau pelas decisões e atividades que desenvolve e que permitem, por sua vez, o seu pleno funcionamento.
Os stakeholders de uma empresa
Então, quem são exatamente os stakeholders de uma empresa? Como já dissemos, são pessoas, grupos ou entidades que permitem o funcionamento total da empresa.
Assim, proprietários e acionistas são stakeholders, mas também trabalhadores, fornecedores, empresas concorrentes, clientes, administrações públicas, comunidade … Em suma, qualquer pessoa que seja direta ou indiretamente afetada pelas decisões e ações da empresa.
Obviamente, e como veremos um pouco mais adiante, nem todos os stakeholders têm o mesmo peso e importância para a empresa, mas a atenção e a comunicação com cada um deles não devem ser negligenciados, pois em muitas ocasiões, a opinião dos stakeholders de um projeto pode significa seu sucesso ou fracasso.
Por que as decisões da empresa devem levar em consideração as stakeholders?
As decisões da empresa devem levar em consideração os stakeholders, pois sua satisfação é fundamental para a sobrevivência da empresa. Parece claro que se os clientes não estiverem satisfeitos com nossos produtos ou serviços ou nosso serviço pós-venda, nós os perderemos com o tempo, o que por sua vez impactará outras stakeholders, como acionistas ou nossos fornecedores, se eles começarem a ver que o a empresa perde benefícios econômicos ao perder vendas.
Cada stakeholder tem certas expectativas que espera ver cumpridas pela empresa e por isso é importante manter a comunicação com eles, seja através do diálogo ou de outras ferramentas que nos permitam conhecer a sua opinião sobre a atividade da empresa. Dado que uma empresa pode ter um grande número de stakeholders a satisfazer, encontrar objetivos comuns a todos eles pode ser um desafio, mas é necessário encontrar essas chaves para garantir o crescimento e a sobrevivência da empresa.
Ouvir as “vozes” dos stakeholders com maior impacto no futuro do negócio é fundamental tanto na tomada de decisões como no desenvolvimento da atividade da empresa. Para determinar quais são os mais importantes para cada projeto ou ação que a empresa planeja realizar, podemos usar o mapa de stakeholders . Este mapa é uma matriz com a qual podemos identificar o nível de interesse e poder dos grupos de interesse sobre o projeto, produto ou serviço.
Além disso, a visão dos stakeholders depende da reputação corporativa da empresa, um valor em ascensão nos tempos atuais, o que pode representar uma vantagem competitiva em relação às demais empresas do setor. Nesse sentido, ajuda a empresa a ter políticas de transparência de negócios em vigor , pois ajudam a construir a confiança entre as stakeholders, especialmente quando a empresa demonstra um alto compromisso com a conformidade regulatória em diferentes áreas-chave (como igualdade, meio ambiente ou anti -medidas de corrupção).
Que tipos existem?
As stakeholders podem ser divididas em diferentes tipos com base em seu relacionamento com a empresa e sua importância para ela; Parece claro que os stakeholders do consumidor terão maior peso no planejamento estratégico e na tomada de decisões de uma empresa do que a comunidade em que ela opera.
Stakeholders internos e externos
A classificação entre os públicos internos e externos é feita com base no relacionamento que mantêm com a empresa, ou seja, se fazem parte ou são terceiros.
Portanto, as stakeholders internas são proprietários, funcionários, conselho de administração, acionistas ou administração. Já os stakeholders externos são aquelas pessoas ou entidades que não pertencem à empresa, mas são por ela afetadas de forma mais ou menos direta, tais como clientes, distribuidores ou fornecedores.
Como gerenciá-los?
A gestão dos stakeholders internos e externos depende em grande medida do entendimento dos interesses que cada um tem em relação à empresa, pois conhecendo-os, a empresa poderá elaborar as estratégias destinadas a satisfazê-los, além de encontrar aquelas comuns objetivos entre os diferentes tipos de stakeholders.
Para tanto, será necessário identificar os stakeholders mais importantes e estabelecer canais de comunicação para eles, a fim de coletar informações relevantes sobre o que pensam e esperam da empresa como um todo ou do seu projeto em particular, a fim de preparar o estratégias adequadas e ser capaz de tomar decisões com maior suporte.
Por exemplo, o interesse dos acionistas de uma empresa estará voltado para a obtenção dos benefícios derivados de seu investimento, aumentando o valor inicial deste. Já o interesse dos trabalhadores girará em torno de manter o emprego e continuar ganhando dinheiro. Os interesses desses dois públicos se cruzam na necessidade de a empresa ter sucesso e gerar benefícios, por meio dos quais possa atender aos interesses de ambos.
Stakeholders Primários e Secundários
Outra forma de classificar os stakeholders é entre primários e secundários, visto que se baseia na importância que cada um deles tem para o funcionamento normal da empresa.
Portanto, stakeholders primários são aqueles que são essenciais para a empresa porque mantêm um vínculo econômico direto com ela. São exemplos de stakeholders primárias:
- Os donos da empresa.
- Acionistas ou investidores.
- Parceiros corporativos.
- Os trabalhadores.
- Provedores.
- Subcontratados.
- Os Clientes.
Já os stakeholders secundários são aquelas entidades ou pessoas que, embora não tenham um vínculo econômico direto com a empresa, são afetadas pela sua atividade. Estamos enfrentando uma categoria bastante ampla, então alguns exemplos de stakeholders secundárias seriam:
- A competição.
- A comunidade ou localidade onde se desenvolve a atividade da empresa.
- Os meios de comunicação.
- Sindicatos.
- Administrações públicas.
Como gerenciá-los?
Tal como acontece com a outra classificação de skatistas que vimos anteriormente, para gerir estes grupos de interesse a favor da empresa é importante conhecer e compreender os interesses de cada um em relação à empresa. Para isso, canais de comunicação devem ser estabelecidos e, por sua vez, providos de informações claras e transparentes.
Conhecendo a opinião e as expectativas dos diferentes grupos de interesse, será “mais fácil” conduzir o processo de tomada de decisão dentro da empresa e criar aquelas estratégias de comunicação, marketing e vendas que tenham os interesses comuns dos vários skatistas. No entanto, é fundamental não perder de vista os diferentes níveis de importância que têm para a empresa a partir da sua classificação.
Por exemplo, em termos de transparência, manter os trabalhadores informados da real situação da empresa, bem como da sua visão e objetivos, é fundamental para que se sintam integrados e parte dela, fazendo-os sentir que a sua voz é ouvida e que a sua contribuição é importante para o cumprimento dos objetivos da empresa.
Ao passo que a disponibilização de informações claras e verdadeiras pode ajudar os meios de comunicação a dar uma visão mais positiva de uma empresa ao reportar a sua atividade, visto que a transparência é um dos interesses destes stakeholders.
Stakeholders vs Acionistas: Quais são as diferenças?
Por se tratarem de termos que soam semelhantes e são utilizados no mesmo escopo, é fácil confundir stakeholders e acionistas e, embora estejam relacionados, não são sinônimos.
Como já vimos quais são os stakeholders ao longo da postagem, vamos definir quem são os acionistas; São os acionistas da empresa, ou seja, acionista é aquele que possui uma ou mais ações da empresa e, portanto, é uma espécie de stakeholder.
Como o vínculo e envolvimento dos acionistas com a empresa é muito próximo e direto, é uma espécie de stakeholder interno e primário, que pode ter grande influência na tomada de decisão da empresa. Além disso, seu apoio pode ser fundamental para a sobrevivência da empresa.
Como você pode perceber, os stakeholders são de extrema importância para as empresas, já que cada tipo influencia em maior ou menor grau o dia a dia da empresa, quais decisões são tomadas, quais estratégias ela desenvolve e como se relaciona com elas.
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