Entenda como mapear a Jornada do Cliente para se destacar nas vendas
Peça fundamental de qualquer modelo de empreendimento comercial, é possível saber como mapear a jornada do cliente e garantir que a experiência seja a mais satisfatória possível.
O registro é feito por meio de estratégias específicas que ajudam as equipes de venda a entender passo a passo como tudo acontece, podendo ser muito útil para a implementação de melhorias e correção do que pode parecer fora de sintonia.
Com isso é possível estreitar o relacionamento com o cliente, ajudando a aplicar estratégias que se apresentam apropriadas em diferentes ocasiões.
Conteúdo
Ativando mecanismos de atração para mapear a Jornada do Cliente
Isso compreende em manter a conexão entre empresa e cliente, seja qual for o meio de contato inicial, podendo abranger:
- Anúncios na internet;
- Blogs e sites corporativos;
- Mídias sociais;
- Vídeos institucionais e publicitários.
Enquanto é possível acompanhar a jornada do cliente, é possível recriar um mapa que seja apresentado à equipe de vendas, determinando pontos estratégicos que possam ser explorados ao máximo.
Dessa forma, é possível estabelecer metas e objetivos que possam resultar em geração de receitas, além de promover a retenção dos clientes, expandir o mercado de atuação e angariar novos consumidores.
Como mapear a jornada do cliente
As empresas que investem em Marketing Digital podem empregar diversas estratégias, porém o inbound marketing é bastante eficiente quando se trata de captação de leads, os potenciais clientes de uma empresa.
Por meio de 4 etapas distintas é possível determinar como será a jornada do cliente e toda a experiência pela qual vai passar. Por isso é possível mapear por meio da:
- Atração;
- Conversão;
- Venda;
- Encantamento.
Esses 4 pontos do inbound marketing envolvem as equipes que possuem algum tipo de contato com o cliente.
Veja também: Como Abrir um Pet Shop? – 6 dicas incríveis para você!
- Atração por meio do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é essencial para garantir que a jornada de compra seja completada. Essa mecânica está inserida na atração por meios específicos, como textos sobre produtos e serviços, artigos de profissionais, ou mesmo exposição em áudio e vídeo.
É preciso aproveitar esse momento e aplicar a prática de SEO (Search Engine Optimization), em que as palavras-chave são inseridas para tornar a empresa uma autoridade reconhecida pelos algoritmos das plataformas de busca.
Aliás, é preciso saber como anunciar no Google Ads para que a jornada do cliente possa ter início a partir de uma pesquisa realizada na plataforma de busca e o usuário seja direcionado para uma loja virtual, ou mesmo um aplicativo personalizado quando utiliza um celular.
As ações dos leads podem ser identificadas conforme o uso de ferramentas digitais disponíveis.
Ao fazer uma pesquisa em que estão relacionadas determinadas palavras-chave, é possível que os cliques estejam direcionados para uma página que apresenta uma solução possível.
É importante garantir que a experiência do usuário seja completa, sendo que pode ser necessário fazer um remanejamento a partir do primeiro contato com a empresa.
- Conversão demanda treinamento de equipes
A jornada de compra se baseia em pilares voltados à expectativa, à experiência e à satisfação ao final. Para que tudo seja direcionado para o sucesso, as equipes devem ser bem treinadas, começando com a de marketing com a eficiência do setor de vendas.
As redes sociais são determinantes para a exposição das empresas, das marcas e dos produtos e serviços oferecidos para o público-alvo.
A divulgação por meio do Instagram Ads é uma forma de garantir aqueles que prezam por uma plataforma que explora as imagens, as fotos e até mesmo vídeos curtos publicados pelas empresas.
A equipe de marketing deve entender como se aplica a comunicação nessa plataforma digital, para que o direcionamento ao setor de vendas seja o mais apropriado possível.
Dentro do inbound marketing há a conversão, que depende da equipe de marketing e das ferramentas disponibilizadas para os vendedores.
Por isso é preciso compreender como funciona o Facebook Ads para atender a esse outro tipo de público, e seguir para a etapa de venda.
O encantamento ocorre quando, após a finalização da jornada de compra, a experiência é compartilhada nas redes sociais.
Conclusão
Assim, como mapear a jornada do cliente é descoberta e é aplicada de forma clara dentro de uma rotina de trabalho da empresa, fica mais fácil visualizar as características que proporcionam com transparência a construção de um mapa personalizado.
Isso ajuda na complementação de informações e lacunas que possam ser necessárias, ajudando no aprimoramento de diferentes processos, conforme a realidade de cada empresa.
Seja para a construção ou consolidação de uma marca, ou da oferta de novos produtos e serviços, é preciso sempre recorrer à jornada do cliente, para aproveitar as oportunidades, identificar as falhas e corrigir o quanto antes.
Dessa forma, fica mais fácil empreender uma experiência satisfatória e coerente, fazendo com o que o cliente sempre retorne.