Conheça essas páginas para analisar links e navegar com segurança
Conheça essas páginas para analisar links e navegar com segurança | Vírus, cavalos de Tróia, ataques de phishing … Existem muitas ameaças que podemos encontrar quando navegamos na Internet.
Algumas vezes nossos computadores são comprometidos ao baixar um arquivo malicioso, outras vezes instalando algo, outras vezes simplesmente acessando um link que foi criado com o objetivo de atacar podemos colocar nossos dados em risco. Nesta notícia vamos mostrar uma série de páginas onde podemos analisar links e assim evitar problemas de segurança na navegação. Confira no Fiscal Tech.
Conteúdo
Conheça essas páginas para analisar links e navegar com segurança
Os links maliciosos podem chegar até nós por e – mail, programas de mensagens, para as páginas de navegação da web … Às vezes, temos um site legítimo que sofreu algum tipo de ataque e links injetados que redirecionam para sites de terceiros carregados com adware.
Portanto, é importante que ao entrar em um link , onde quer que ele esteja, tenhamos que nos certificar de que ele é confiável. Para isso, podemos fazer uso de uma série de serviços online que nos permitem analisar links e verificar se pode haver uma tentativa de ataque de Phishing por trás dele, falsificando a identidade de um site legítimo ou se pode conter malware.
URLVoid
Uma opção muito popular e interessante é URLVoid . É muito simples de usar. Assim que entrarmos no seu site encontraremos uma barra para colocar qualquer link que tenhamos interesse em analisar. Mais tarde, damos o Scan Website .
Veremos automaticamente uma série de informações indicando se o site é confiável. Podemos ver se ele foi adicionado a uma lista negra, onde o servidor está localizado, quando foi registrado (interessante saber se é algo novo e poderia ter sido criado para um ataque), etc.
Sucuri
Sucuri é uma alternativa que oferece mais informações. É muito útil para qualquer tipo de link ou domínio que desejamos analisar e saber se podemos confiar ou não. Como no caso anterior, quando entrarmos na página encontraremos uma barra para colocar o endereço que nos interessa e dar para analisar.
Neste caso, veremos dados mais completos. Informa se foi detectado algum tipo de malware naquele link, se existe Spam, se está atualizado, erros no servidor, etc. Ele usa vários mecanismos para analisar a segurança.
VirusTotal
O VirusTotal também é uma opção muito completa . Possui uma extensão para o navegador e software que podemos usar em nossos computadores. Mas também possui uma página da web onde podemos simplesmente analisar arquivos e links sem ter que instalar nada adicional. Ao entrar, encontraremos diferentes opções, entre as quais analisar uma URL.
Temos que escrever o link que nos interessa e damos para analisar. Posteriormente, ele nos mostrará uma série de dados que nos dizem se a página é segura ou não. Por exemplo, ele nos informa se foi adicionado a uma lista negra. Use mecanismos diferentes para análise.
Verificador de malware do Google
Você não poderia perder uma ferramenta do Google . O gigante das buscas também tem seu analisador de links. É o Google Malware Checker , onde podemos inserir qualquer link e verificar se existe algum tipo de problema de segurança por trás dele. Lá encontraremos uma barra para colocar o endereço que nos interessa.
É mais simples do que as opções anteriores. Neste caso, apenas nos diz se o link que colocamos é seguro ou não. Não nos dá mais informações.
Norton Safe Web Check
Norton é um antivírus muito popular, usado por muitos usuários. Também possui outras ferramentas como o seu site para verificar se um link é seguro ou não. Seu funcionamento é muito simples e intuitivo. Basta entrar no link que nos interessa e dar para analisar.
Então nos mostrará uma tabela com a pontuação desse site. Se for confiável, aparecerá em verde e nos indicará OK. Assim saberemos que o domínio ou link que estamos analisando é confiável.
GetLinkInfo
Nesse caso, GetLinkInfo não é como os anteriores e nos dirá se uma página da web é segura ou não. A missão é permitir ao usuário colocar um link abreviado e mostrar qual é o endereço real, sem ter que abri-lo no navegador. Desta forma, evitamos acessar uma página que pode ser uma ameaça.
Os hackers podem usar os links encurtados para obter links maliciosos . A vítima realmente não vê qual é o URL real, abre-o e pode acessar um site que foi modificado para realizar um ataque de phishing, por exemplo. Graças a esta página podemos saber qual é o endereço real antes de abri-la.
Com esses links podemos navegar na rede com mais segurança. Podemos analisar se um link é confiável ou se pelo contrário devemos ter cuidado e não confiar nele. Já sabemos que existem muitas ameaças online que podem coletar informações e colocar nossa privacidade em risco.
O ano de 2020 será lembrado pelo ressurgimento de ataques DDoS