O que é WooCommerce? Loja Virtual WordPress

O que é WooCommerce
O que é WooCommerce? É uma plataforma de e-commerce personalizável e de código aberto (Open Source) construída em WordPress. O WooCommerce foi criado em 2011 por 2 programadores, James Koster e Mike Jolley, com uma interface intuitiva e de fácil manipulação.
Nesta série de tutoriais, você aprenderá sobre os principais recursos e benefícios e saneará de uma vez por todas o que é WooCommerce.
Também abordaremos como instalar e desinstalar o plug-in WooCommerce, começar a vender produtos, configurar frete, impostos, análises, marketing social e por e-mail e muito mais – tudo a partir do software WooCommerce, enfim, tudo o que precisa em suas lojas virtuais.
Conteúdo
O que é WooCommerce?

O que é WooCommerce: WooCommerce um plugin de comércio eletrônico projetado para funcionar com WordPress que permite a você configurar lojas virtuais online através de seu site WordPress. Ele pode crescer conforme as necessidades do seu negócio exigem e se expandir com o seu negócio conforme ele cresce.
O conjunto de ferramentas do plug-in WooCommerce foi desenvolvido para WordPress, portanto, é extensível e altamente personalizável.
O plugin WooCommerce WordPress é gratuito, de código aberto e projetado para tornar rápido e fácil colocar sua loja virtual em funcionamento para os clientes com apenas alguns cliques.
O que é WooCommerce e o que ele pode fazer por você
O painel WooCommerce permite que você administre seus negócios de qualquer lugar, a qualquer hora. Modifique as configurações da sua loja, extraia relatórios de vendas para revisão e análise e faça seus próprios cupons e descontos sempre que quiser.
É uma ferramenta versátil que pode acomodar a venda de tudo, desde produtos físicos a serviços, agendamentos, produtos afiliados e produtos personalizados.
Visão geral dos recursos e opções do WooCommerce
Se você está apenas começando com o WooCommerce, pode estar sobrecarregado com a quantidade de ferramentas e opções que tem à sua frente. Nesta seção, você terá uma visão geral rápida dos principais recursos do WooCommerce.
WooCommerce e WordPress, gratuitos e de código aberto
Se você já se sente confortável com o WordPress, não terá problemas para começar a usar o WooCommerce.
Os mesmos temas e plug-ins compatíveis com WordPress são compatíveis com WooCommerce. No entanto, existem muitos temas e plug-ins desenvolvidos para aprimorar sua experiência com o WooCommerce.
Se você enfrentar qualquer situação em que o WooCommerce seja limitado, você pode fazer as alterações necessárias para atender às suas necessidades. Seguindo a natureza de código aberto do WordPress, o WooCommerce pode ser modificado completamente no nível do código.
O que é WooCommerce? Extensões e Plugins

Há um amplo campo de extensões e plug-ins do WooCommerce que você pode usar para melhorar a funcionalidade do seu site. WooCommerce é um plugin com seu próprio conjunto de ferramentas que pode ser complementado. Para obter mais informações sobre plug-ins populares, consulte nosso Guia de plug-ins populares.
Venda o que for em sua Loja Virtual
Como empresário, você decide o seu mercado. Você determina como marcar sua loja. O WooCommerce foi projetado para não colocar barreiras em seu caminho.
Você pode vender virtualmente qualquer tipo de produto com WooCommerce. Você pode vender produtos físicos como livros, roupas ou eletrônicos, bem como itens digitais por meio de um download seguro.
Venda seu produto com WooCommerce em qualquer lugar

O WooCommerce permite que você venda mercadorias no mercado interno e externo, bem como defina opções de envio. Onde houver impostos, você pode configurar o WooCommerce para concluir a venda com as especificações necessárias.
Depois de determinar os tipos de produtos que vai vender e para quais locais deseja enviar, você pode começar a configurar diferentes opções de envio para seus clientes, desde local (Correios e Transportadoras) e internacional até coleta na loja – ou frete grátis.
Seus clientes poderão ver os impostos e despesas de envio de sua área antes de finalizar a compra, no carrinho de compras.
Como qualquer empresa, a localização é importante. Se você tem um produto que pode ser entregue localmente ou retirado em seu local, pode oferecer este método de envio aos seus clientes.
Controle a aparência da sua loja virtual
Se você tem um tema ou modelo favorito que gosta de usar com o WordPress, pode relaxar sabendo que funcionará tão bem com o WooCommerce.
Se você estiver interessado em tentar algo diferente, existem temas criados especificamente para WooCommerce. “Storefront” é o tema padrão otimizado para Woo, e você pode baixá-lo gratuitamente.
Forneça os melhores produtos para seus clientes
O WooCommerce fornece ferramentas para ajudá-lo a saber mais sobre seus clientes, o que está vendendo em um cadastro de produtos e o que você pode melhorar para tornar sua loja virtual a melhor possível.
As análises a bordo permitem que você acesse as estatísticas da sua loja. Você pode ver onde seus clientes estão localizados e em quais produtos eles estão interessados.
Saber as opiniões do seu cliente também pode ser importante. O WooCommerce permite que você decida quais produtos seus clientes podem avaliar (Review de Produtos) e se deseja ou não exibir esses comentários para novos clientes. Escolha se deseja permitir que clientes registrados avaliem ou convidados também. Você tem controle total sobre essas opções.
Ajude você a alcançar seus clientes e encontrar novos
Com base na estrutura otimizada de SEO do WordPress, tanto para computador tanto para dispositivos móveis, você pode facilmente alcançar seus clientes e eles podem encontrar você. Da mesma forma, você pode distribuir seus produtos no Facebook, Twitter, Pinterest ou qualquer mídia social facilmente.
Não há necessidade de separar sua loja de suas outras ferramentas de marketing. Você pode gerenciar seus produtos e lançar uma campanha de e-mail a partir da instalação do WordPress / WooCommerce.
Marketing Online, Redes Sociais, SEO e muito mais
Agora que você sabe um pouco sobre o que é WooCommerce e WordPress oferecem opções virtualmente infinitas para rede social. Quando se trata de alcançar clientes atuais e potenciais, você não terá nenhuma barreira diante de você.
O texto acima representa apenas uma visão geral de alguns dos principais recursos disponíveis para você no WooCommerce, dentre eles o cadastro de produtos (carro chefe da ferramenta). Conforme você avança nas seções a seguir, você se familiariza mais com as ofertas do WooCommerce; e você verá como pode usar essas ferramentas para lançar e manter sua presença no comércio eletrônico (Loja Virtual).
O que é WooCommerce? – Otimizado para mecanismos de pesquisa?

Depois que você começar a adicionar produtos ao seu site e a promover sua loja Virtual, leve em consideração à classificação do seu site no mecanismo de busca.
O que é WooCommerce e os Plugins de SEO indicados.
SEO (Search Engine Optimization) é um tópico amplo e, se desejar obter mais informações, consulte nosso guia de SEO.
O WordPress já vem com muitos recursos que são amigáveis para os mecanismos de pesquisa. A chave para os usuários do WooCommerce é cultivar um conhecimento prático dessas ferramentas.
Pode demorar um pouco para qualquer site começar a ter uma classificação elevada em mecanismos de pesquisa populares como o Google, então seja paciente e persistente.
Embora você possa pagar por anúncios direcionados, existem algumas dicas úteis que você pode usar para melhorar a qualidade dos resultados de pesquisa orgânica. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para começar.
Conteúdo de qualidade para descrição dos seus produtos
Produzir conteúdo de alta qualidade em intervalos regulares não é tão difícil quanto pode parecer, mas é fundamental para o seu page rank. Mecanismos de busca populares como o Google podem dizer se o conteúdo do seu site é valioso ou fornece boas informações.
Recomendação de Ferramenta: Surfer SEO

Você não precisa ser um escritor profissional para criar um bom conteúdo. Existem algumas diretrizes básicas que você pode seguir:
- Forneça informações detalhadas
- Vincule suas postagens e páginas. Se os seus clientes estão curiosos sobre o seu site, eles provavelmente gostarão de explorar.
- Categorize suas postagens e produtos. Os motores de busca apreciam a organização.
- Atualize seu conteúdo regularmente. Informações desatualizadas provavelmente afastarão seus clientes em busca de informações mais recentes.
Para obter mais dicas úteis sobre como escrever um bom conteúdo, verifique as melhores dicas para redação de conteúdo para sites de pequenas empresas.
URLs amigáveis
Ao considerar URLs, https://example.com/?p=1não é um URL muito amigável para sua página. WordPress permite alterá-los para cada postagem ou página automaticamente, alterando seus permalinks.
Então você pode mudar https://example.com/?p=1para https://example.com/shirts/long-sleeve-shirt. Isso não é apenas mais descritivo, mas ajudará os mecanismos de pesquisa (e seus clientes), a saber, do que trata esta página.
Palavras-chave
Você sabe mais sobre sua loja do que ninguém. Você sabe como seus produtos podem melhorar a vida de seus clientes. Isole algumas “palavras-chave” que gostaria de associar a sua loja virtual.
Depois de escolher palavras – chave SEO valiosas, você pode espalhá-las em postagens, descrições de produtos, categorias e tags. O WordPress oferece muitas oportunidades para encaixar essas palavras-chave, mas você deve sempre usá-las de maneira sábia e estratégica de vendas online.
Ser notado leva tempo – Invista no Marketing Digital
Aparecer nos resultados do mecanismo de pesquisa requer atenção e paciência regulares. Neste guia, fornecemos algumas práticas básicas que você pode começar a implementar imediatamente, mas o esforço dedicado ao longo do tempo produzirá os melhores resultados.
Conforme você desenvolve sua loja Virtual em WooCommerce, você encontrará seu nicho. Lembre-se de sempre vincular seu novo conteúdo às páginas, postagens e produtos dos quais você mais se orgulha.
Coisas a considerar antes de configurar sua loja Virtual em WooCommerce
Começar a usar o WooCommerce é rápido e fácil, mas isso não significa que se deva se apressar demais. Há muitas considerações importantes a serem feitas antes de configurar sua loja.
Embora muitos desses pontos possam ser decididos quando você chegar a eles, geralmente é aconselhável ter um plano sólido antes de iniciar qualquer projeto.
O que é WooCommerce? – Qual é o seu mercado?
Quais itens você venderá em sua loja? Você precisará decidir se está vendendo produtos físicos (roupas, tecidos, alimentos etc.) ou produtos digitais (e-books, aplicativos, jogos etc.).
Antes de iniciar seu empreendimento WooCommerce, certifique-se de ter uma ideia clara do que deseja vender e para quem está vendendo.
O que é WooCommerce? – Localização
Como acontece com qualquer negócio, o sucesso com WooCommerce depende da localização – não apenas sua localização, mas a localização de seus clientes.
Antes de abrir sua loja, é importante decidir se sua loja é exclusivamente online ou se oferecerá uma loja física, bem como se você planeja enviar ou apenas oferecer opções de retirada na loja. Exemplo: Calcular o frete do seu produto ou retirar em sua loja.
Lembre-se de que os portes de envio não são calculados apenas por peso, mas também por volume. Pode ficar caro rapidamente ao enviar objetos pesados. Seria sensato medir as dimensões do produto e usar uma calculadora de remessa para obter alguns valores preliminares de custo de envio do frete.
Também esteja ciente de que diferentes locais exigem configurações de impostos diferentes. Preste atenção a onde você está vendendo seus produtos, quaisquer impostos aplicáveis e quando ou onde os impostos são isentos.
Inventário e backups
Se você chegou até aqui, já sabe o que é WooCommerce, porem, é necessário conhecer um pouco sobre a importância de realizar backups e suas implicações.
WooCommerce usa um banco de dados para armazenar todos os dados críticos do seu site. Isso inclui todos os seus produtos e vendas; por isso, é importante executar backups regulares dos arquivos e bancos de dados do site.
O tipo e a frequência de backups dependem de suas necessidades, mas independentemente de quão grande ou pequena seja sua loja, os backups são essenciais. A perda de dados pode resultar em perda de vendas e estoque incorreto.
Cupons de descontos
O WooCommerce permite que você ofereça uma ampla variedade de cupons de desconto aos clientes.
Embora esses descontos e ofertas especiais possam estimular as vendas, é aconselhável contabilizá-los com antecedência. Você vai querer ter certeza de dar descontos suficientes para atrair clientes, mas não o suficiente para começar a cortar nos lucros. Ótimo recurso para ser usado na fidelização de clientes.
Relações com o cliente e segurança
Você precisará decidir que tipo de relacionamento terá com seus clientes. É uma boa ideia considerar se você dará aos clientes a opção de criar contas ou se eles precisarão fazer login como convidados.
Você deve escolher se vai ou não salvar informações confidenciais do cliente, como números de cartões de crédito. Armazenar essas informações pode economizar o tempo do cliente e eles estarão mais propensos a usar sua loja se o caminho de vendas for rápido e fácil (pense na Amazon).
No entanto, isso significa que a responsabilidade é sua para garantir que as informações do cliente estejam seguras. A necessidade de um ambiente de loja seguro é fundamental para ganhar a confiança do cliente. Você precisará começar a pensar sobre a conformidade com PCI, um padrão do setor para segurança.
Se você não deseja ou não precisa da opção de armazenar informações privadas, você sempre pode fornecer um PayPal ou gateway de pagamento semelhante para o seu cliente; isso dará ao seu cliente a opção de pagar por meio de um terceiro.
Começando a entender o que é WooCommerce
Conforme você se familiariza melhor com o WooCommerce nos tutoriais seguintes, você encontrará muitos recursos e opções para desenvolvimento posterior.
A consideração mais importante a ser feita com antecedência é o seu plano de negócios. Abaixo estão alguns pontos importantes.
- Conheça o seu mercado
- Determine sua localização (se ainda não a tiver)
- Decida como você se relacionará com seu cliente
Parabéns! Se você considerou as opções acima com cuidado, você está pronto para começar com o WooCommerce.
Como instalar o WooCommerce?

Agora que já sabe o que é WooCommerce, está na hora da instalação. Parabéns pela chegada à fase de instalação do WooCommerce. Depois de ler esta seção, você saberá como instalar o WooCommerce e passar pelo assistente de configuração opcional.
Antes de instalar o WooCommerce, você deve ter uma instalação funcional do WordPress. Se você não concluiu esta etapa, você deve visitar nosso guia de instalação completo do WordPress.
A instalação do WooCommerce consiste em duas partes. A primeira parte é necessária, a segunda parte é opcional, mas recomendada.
- Instalando o plugin WooCommerce
- Executando o Assistente de Configuração
Ambas as etapas serão explicadas com mais detalhes a seguir.
Vídeo: O que é WooCommerce: Saiba como Instalar e Configurar o WooCommerce do Zero
Instalando o plugin WooCommerce
- Faça login no painel do WordPress;
- Clique em Plugins > Adicionar Novo;
- Pesquisar WooCommerce;
- Escolha instalar;
Agora você pode começar a trabalhar com o WooCommerce imediatamente ou pode usar o assistente de configuração opcional.
O assistente de configuração do WooCommerce
A configuração é um guia de perguntas e respostas que reunirá algumas informações sobre sua loja e configurará algumas páginas padrão.
Se desejar seguir o Assistente de configuração, clique em Vamos lá. Se desejar passar pelo Assistente de configuração mais tarde, clique em Agora não.
Configurações da página
O primeiro estágio do Assistente de configuração é a opção Configurar página. O WooCommerce verificará sua instalação do WordPress para certas páginas: Loja, Carrinho de Compras, Check out (Métodos de pagamentos: Cartões de Crédito Visa, MasterCard, Cartão de Débito, PagSeguro, Mercado Pago) e Minha Conta.
Se o WooCommerce não conseguir encontrar essas páginas, ele as criará automaticamente. Essas páginas serão usadas exatamente para o que dizem. Loja será usada para exibir seus produtos, carrinho de compras é onde seu cliente pode ver os itens que selecionou, Check out é onde seu cliente finalizará sua compra (gateways de pagamento) e, finalmente, Minha conta é onde seu cliente pode acessar suas informações de conta.
Você tem a opção de manter essas páginas definidas com a configuração padrão (conforme WooCommerce as definiu) ou pode torná-las específicas para suas necessidades.
Localidade da loja
A seção Store Local reúne algumas informações importantes sobre sua loja. Essas informações incluem a localização geográfica de sua loja, a moeda que ela usará e as unidades de peso e dimensões físicas de seus produtos.
Configuração de frete e impostos
Esta tela reunirá algumas informações sobre frete (Correios e Transportadoras) e impostos, se você for enviar mercadorias físicas para clientes ou cobrar impostos sobre vendas (Frete Grátis ou Frete reduzido).
Se for enviar mercadorias físicas para clientes, você pode configurar os custos de envio doméstico e internacional aqui. Da mesma forma, se você planeja cobrar imposto sobre vendas, pode pré-configurar algumas opções aqui ou Importar taxas de imposto inicial com base em sua localização. (Lembre-se de que eles podem ser atualizados ou alterados posteriormente.).
Formas de Pagamentos – PayPal, Mercado Pago, PagSeguro e Muito mais
Gateways de pagamento: Isso é importante porque você deseja ter certeza de que receberá o pagamento por seus produtos e / ou mão de obra. WooCommerce oferece uma variedade de métodos de pagamento como cartões de crédito, boleto bancário e Pix em uma transferência eletrônica.
Você pode começar aceitando pagamentos do PayPal simplesmente inserindo seu endereço de e-mail do PayPal. Você também pode optar por habilitar os pagamentos offline ou configurá-los mais tarde.
Ao escolher os métodos de pagamento que você aceitará em sua loja, você precisará ter contas com esses mesmos métodos de pagamento para receber seus fundos. Por exemplo, se você escolher o PayPal, Mercado Pago, PagSeguro como método de pagamento, precisará de uma conta do PayPal para a qual o dinheiro do cliente será transferido.
Gateway de Pagamentos
Mesmo que o WooCommerce possa calcular e adicionar um imposto automaticamente ao preço de compra de um produto físico ou produto digital, como proprietário de uma pequena empresa, é sua responsabilidade garantir que as informações estejam corretas.
O WooCommerce permite que os usuários ajustem as configurações de impostos, se necessário.
O melhor curso de ação é verificar com seu próprio contador para verificar se você está cobrando a quantia certa de imposto e encaminhá-la para as agências adequadas no prazo.
Sua loja virtual está pronta!
A última tela do Assistente de configuração oferece a opção de enviar dados de diagnóstico para WooThemes em troca de um desconto de 20% na compra de um tema Premium. Escolha Permitir se estiver interessado, outro escolha Não, obrigado.
Incluído nesta tela está um link direto para a criação de seu primeiro produto e alguns recursos de ajuda. Você também pode enviar um tweet para que seus seguidores saibam que você acabou de configurar sua loja.
WooCommerce – Pronto WooCommerce – Página de Configuração WooCommerce – Localidade WooCommerce – Pagamentos WooCommerce – Custo
Como instalar dados de amostra do WooCommerce?
Configurando WooCommerce: Nesta seção, mostraremos como instalar dados de amostra no WooCommerce. Quando você está usando o WooCommerce para construir uma loja online, pode ser útil configurar produtos de exemplo.
Você pode então se familiarizar com o uso do WooCommerce, vendo como ficaria um site ativo. Você pode importar os dados de amostra com um arquivo “.xml” ou “.csv”. Neste guia, estamos usando a opção de arquivo .xml.
- Baixe o WooCommerce da página do plugin e extraia (ou descompacte) a pasta para o seu computador;
- Faça login em seu painel do WordPress;
- Clique em Ferramentas e em Importar no menu de navegação;
- No WordPress, clique no link Instalar agora. * Se você já instalou o importador WordPress, pule para a próxima etapa;
- Clique no link Executar importador em WordPress;
- Na página Importar WordPress, clique no botão Escolher arquivo;
- Abra a pasta WooCommerce que você extraiu na “Etapa 1” e selecione o arquivo “sample-products.xml” na pasta “sample-data” ;
- Clique no botão Carregar arquivo e importar;
- Por padrão, os produtos importados serão atribuídos a um autor chamado “Ryan Ray”, mas você pode inserir um novo nome de usuário ou atribuí-lo a um usuário existente. Neste exemplo, estou atribuindo as postagens ao usuário “admin”;
- Marque a caixa “Baixar e importar anexos de arquivo” e clique no botão Enviar para importar os produtos. Você verá uma mensagem dizendo “Tudo pronto”;
- Clique no link Produtos para ver os produtos de amostra recém-importados. Você pode classificar, dentre eles, como produto variável ou produto virtual.
Parabéns, agora você sabe como instalar dados de amostra no WooCommerce!
Como desinstalar o WooCommerce?
Se você decidir parar de usar o WooCommerce ou se decidir instalá-lo em um site WordPress diferente, poderá desinstalar facilmente o WooCommerce. Nesta seção, abordaremos como remover o WooCommerce do WordPress.
Removendo o plug-in WooCommerce
A primeira etapa do processo de desinstalação é remover o plug-in WooCommerce e os arquivos associados.
- Vá para o seu painel do WordPress;
- Clique em Plugins;
- Em WooCommerce, clique em Desativar;
- Clique em Apagar;
- Escolha “Sim, exclua esses arquivos e dados”.
Exclua as páginas WooCommerce
Esta etapa é opcional. Ao instalar o WooCommerce, você dedicou uma série de páginas à sua Loja, Carrinho, Check out, etc.
Agora que você não está mais usando o WooCommerce neste site WordPress, você tem algumas opções sobre o que fazer com essas páginas.
- Você pode editar as páginas para vincular a outro site ou loja.
- Você pode deletar as páginas
- Você pode definir essas páginas como Rascunho, o que as cancelará; e você pode decidir mais tarde qual será seu propósito final.
Gostou de saber melhor o que é WooCommerce? Comece a utilizar para potencializar as suas vendas na internet!
Palavras-chave: WooCommerce, Gateway de Pagamento, Lojas Virtuais, Meios de Pagamentos, Boleto Bancário, Cartões de Credito, PIX, Integrações, Open Source, Frete Grátis