Quando é hora de mudar de emprego?
Por mais que a gente tente, nunca vamos saber exatamente quando é hora de mudar de emprego. Afinal, o momento certo não existe, pois nós não vivemos em um ambiente controlado em que absolutamente todas as situações estão sob nosso controle.
No entanto, é possível chegar perto de um momento ideal. Você pode mapear situações, necessidades, sentimentos e diversas outras questões que só vão fazer sentido para você. E, com base nisso, tomar uma decisão, que pode ser boa ou ruim.
Ou seja, o intuito deste artigo não é fazer você largar tudo e ir atrás de alguma coisa que você nem sabe se vai ou não dar certo.
Pelo contrário: a ideia é fazer com que você pense a respeito de situações e sentimentos, de forma que coloque tudo isso em uma balança e, somente então, tome uma decisão.
Para isso, a FiscalTech separou algumas dicas bem legais a seguir. Então, continue a leitura!
Conteúdo
Qual é a hora de mudar de emprego?
Saber o momento de quando é hora de mudar de emprego é algo que muitos profissionais buscam. Afinal, a sensação de produtividade, crescimento e amadurecimento só acontece quando somos colocados em situações que nos tragam desafios.
E não confunda isso com um emprego que te faça sofrer, ok? Não vamos romantizar sofrimento por aqui.
A estagnação traz muitos malefícios. Só que simplesmente pular de um emprego para o outro em busca de uma suposta felicidade, também pode ser um erro.
Portanto, antes de mais nada, precisamos ter consciência de que, por mais que o ambiente de trabalho ofereça ambientes descontraídos, com um carpete ultra criativo na porta, mesa de sinuca ou até videogames instalados, isto não significa que o emprego é bom.
Um emprego que ofereça estas possibilidades é, sem dúvida, um emprego diferenciado. Só que você não pode se pautar somente nisso.
Afinal, ainda assim é um trabalho. E se você não se sentir confortável com a atividade em si, o videogame não vai ajudar. Veja algumas dicas legais de como saber quando é o momento de mudar.
Como saber se está na hora de mudar de emprego?
O primeiro indicativo claro de que talvez seja hora de mudar de emprego, é quando você não consegue se sentir útil em um ambiente. Ou seja, quando você não consegue mais extrair nada do seu local de trabalho.
Esta é uma sensação bastante comum em locais que trabalham com projetos com início, meio e fim. No meio deste processo, há picos muito altos de energia e produtividade.
Só que quando um projeto chega ao fim, as sensações de platô e improdutividade começam a aparecer, e erroneamente, você pode achar que hora de mudar de emprego, mas no final, é apenas uma sensação temporária.
A partir disso, você tem duas escolhas: continuar, pois outros projetos vão aparecer. Ou pedir demissão e partir para outros desafios, pois sabe que aquela sensação de alta produtividade é totalmente aleatória e não vai acontecer novamente tão cedo.
Para ter consciência deste tipo de decisão, você precisa ter um conhecimento amplo do plano de negócios da empresa em que você trabalha. Isto vai te dar uma luz boa com relação ao futuro.
Além de que, uma empresa que oferece transparência neste sentido, é uma empresa que quer manter seus melhores profissionais sempre por perto. Os sinais de que é hora de mudar de emprego
Quando você se sente desconfortável com seu estilo de vida
Como é o seu estilo de vida hoje? Você consegue fazer todas as coisas que gostaria de fazer, ou fica dizendo o tempo todo: “está uma correria, não tenho tempo pra nada”?
Por mais que ter um dia bem cheio e repleto de atividades seja positivo no sentido de produtividade, muito cuidado com a romantização disso.
Se você vive apenas para trabalhar e não cuida direito daquilo que faz esta possibilidade existir (o seu corpo), você caminha a passos largos para gastar todo o dinheiro que você está ganhando, em tratamentos ou remédios.
Cuidar da saúde mental, da alimentação, do sono e das questões físicas do seu corpo, faz com que sua produtividade aumente e sua qualidade de vida melhore expressivamente.
Portanto, se o seu trabalho, hoje, não permite nenhum tipo de flexibilidade para isso, talvez seja hora de mudar de emprego.
Recomendação de Leitura: Profissões do futuro, quais são elas
Quando você quer aprender algo novo – Idioma, habilidade, hobby
Outro fator que faz a gente entender quando é hora de mudar de emprego, é quando queremos aprender algo novo. E aqui, você pode listar o que você quiser, pois sempre há espaço para aprender algo novo em nossa vida.
Pode ser um idioma, pode ser um instrumento, pode ser um esporte, pode ser uma habilidade nova para um novo emprego, etc. O importante é você entender que este é o motivo da mudança e, assim, tomar uma atitude racional e pensada.
Pronto para mudar de emprego? Como fazer de forma segura
Muitas pessoas associam a zona de conforto com algo negativo. Ou seja, acredita-se que a zona de conforto traga diversos tipos de malefícios no sentido de produtividade e desempenho. Por um lado, é verdade. Pois você não consegue ter novos resultados fazendo sempre as mesmas coisas.
Só que por outro lado, estar na zona de conforto é positivo. A zona de conforto é o melhor lugar para você estar quando está produzindo alguma coisa.
Ou seja, você precisa se sentir bem, confortável, em dia e leve. Afinal, sair da zona de conforto a todo momento traz estresse, ansiedade e frustrações. Hoje, pode não parecer um problema. Mas no longo prazo, você pode sofrer bastante por conta disso.
É uma decisão muito difícil de tomar, e saber se está na hora de mudar de emprego envolve outras áreas de nossas vidas.
Ficar desempregado, ou faltar dinheiro para as coisas do dia a dia podem levar a estresse, ansiedade e frustrações, o que você já sentia quando estava no trabalho. Então, tente entender o real motivo que motiva essa mudança, e se for realmente o que deseja, faça de forma pensada.
Então, somente troque de emprego se você sentir que está no piloto automático de maneira negativa. Isto é, quando não há novidades, desafios e coisas que gerem um pouco mais de curiosidade instintiva no ambiente de trabalho.
Desmotivado no trabalho? como trocar de emprego com segurança
E por fim, um dos melhores momentos para você trocar de emprego, é quando já não tem mais propósito naquela empresa. Propósito é a palavra-chave que deve guiar toda a sua carreira.
Sem propósito você não consegue associar o trabalho a outros pontos de vista, que não apenas ganhar um salário no fim do mês.
Lembre-se sempre de colocar todas estas questões na balança, de forma que você tome uma decisão equilibrada e pensada. Olhe sempre pra você. Afinal, estamos falando da sua carreira e fique de olho nos sinais de que é hora de mudar de emprego e tome uma decisão baseado na razão, e nunca na emoção.
Boa sorte!