Diferenças da Contabilidade Financeira e Contabilidade Administrativa
Diferenças da Contabilidade Financeira e Contabilidade Administrativa: Explicamos o que é contabilidade, os tipos de contabilidade existentes e quais as características de cada um deles.
Conteúdo
O que é contabilidade?
Contabilidade a capacidade de uma pessoa ou grupo de pessoas realizar trabalhos relacionados com cálculos matemáticos, estatísticas, gráficos, registros numéricos com o fim de ordenar, estabelecer todos os movimentos de uma empresa ou negócio.
A palavra vem de “contabilidade”, ou seja, perguntas do balcão, livros de contabilidade, cálculos pessoais em um comércio ou pequena empresa, bancos e outros.
O que é contabilidade financeira?
A contabilidade financeira é um ramo da contabilidade especificamente dedicado às transações financeiras de uma empresa.
Isso implica resumir, analisar e relatar o assunto tanto para o público em geral quanto para os acionistas de uma empresa ou órgão governamental voltado para a supervisão fiscal e, a partir dessas informações, as decisões estratégicas costumam ser tomadas dentro da organização.
A contabilidade financeira é responsável por manter um registro da história econômica de qualquer organização e, juntamente com a contabilidade de custos e a contabilidade administrativa, forma a estrutura contábil dela.
Como os consumidores dessas informações geralmente são entidades externas à organização, também é conhecida como contabilidade externa.
Este ramo da contabilidade é regido por normas nacionais e internacionais consagradas nas leis financeiras dos países ou regiões. Nessa medida, deve atender aos seguintes requisitos:
Pode ajudá-lo: O que são investimentos e como funciona?
- Relevância. As informações coletadas devem ser relevantes para a tomada de decisão, pois não há outro motivo para a realização desse tipo de estudo. Espera-se que os relatórios sejam objetivos e tão completos quanto possível.
- Materialidade. As informações contidas nos referidos relatórios são consideradas relevantes quando podem influenciar substancialmente em benefício ou prejuízo para os reais atores econômicos da empresa.
- Confiabilidade. Todo exercício de contabilidade deve ser verdadeiro, livre de erros ou vieses que possam alterar seu conteúdo.
- Compreensível. Todas as informações contábeis devem ser legíveis por seu público-alvo e não podem ter chaves herméticas ou idiomas.
- Comparável. Os relatórios contábeis podem ser conferidos para obter uma avaliação de diferentes períodos e obter conclusões sobre o desempenho da empresa.
Objetivos da contabilidade financeira
A contabilidade financeira visa os seguintes objetivos:
- Oferecer informações verdadeiras e úteis sobre a situação financeira de uma empresa e o lucro obtido por ela.
- Crie uma memória econômica empresarial registrando as operações realizadas pela organização.
- Fornece informações sobre os resultados operacionais, situação financeira e fluxos de caixa de uma empresa.
Contabilidade fiscal
A contabilidade tributária trata da supervisão e do registro das operações de uma empresa no que diz respeito às suas obrigações fiscais, com base nas obrigações contraídas por cada empresa de acordo com o regime jurídico e legal em vigor em uma nação.
Assim, os critérios da contabilidade tributária variam de acordo com o local onde a empresa atua, mas é sempre de grande importância para a preservação do patrimônio empresarial, bem como de sua imagem pública, uma vez que o manejo irresponsável de seus impostos pode ser extremamente contraproducente.
Contabilidade administrativa
É um ramo da contabilidade que mantém a administração da empresa, ou seja, sua gestão, informada sobre a situação financeira da organização e o registro de seus movimentos econômicos.
Por isso é conhecida como contabilidade gerencial, pois prioriza a utilidade de suas informações para permitir decisões gerenciais o mais precisas e informadas possíveis.
Junto com a contabilidade de custos e a contabilidade financeira, a administração constitui a estrutura contábil de qualquer empresa ou organização.
O que é contabilidade administrativa?
A contabilidade administrativa ou contabilidade administrativa é um ramo da contabilidade dedicado à administração de empresas e organizações.
Sua função é fornecer a gestão da informação contábil que sirva para uma melhor gestão e tomada de decisão.
É uma forma de contabilidade focada exclusivamente na utilidade de suas informações. Junto com a contabilidade financeira e a contabilidade de custos, constitui a estrutura contábil de uma empresa ou organização.
Este tipo de contabilidade é geralmente para consumo interno da empresa. Seus relatórios, elaborados e elaborados pelo contador da organização, contêm informações fundamentais sobre o desempenho administrativo da organização, que permitirão aos administradores ou gestores saber o quão próximos estão de seus objetivos e aplicar ferramentas ou dinâmicas de controle.
A partir da década de 1960, a contabilidade administrativa começou a ganhar popularidade no meio empresarial, não tanto como instrumento de análise de custos, mas como mecanismo de contribuição para uma melhor gestão administrativa.
Características da contabilidade administrativa
A contabilidade administrativa está interessada, em seus relatórios, em informações históricas da empresa, estimativas de desempenho e outros dados confidenciais que servem para refletir o funcionamento da organização.
Isso significa que você tem informações objetivas, como medidas de desempenho, e informações subjetivas, como projeções futuras. Este último é fundamental para a tomada de decisões e empreendimento.
Pelo mesmo motivo, não é necessário fazer os relatórios deste ramo de contabilidade seguindo as estritas orientações da contabilidade geral, uma vez que não se destinam a qualquer entidade de auditoria externa, mas sim ao consumo da gestão da empresa.
Da mesma forma, esses relatórios podem ser feitos periodicamente, para acompanhamento do efeito de determinadas medidas tomadas, ou esporadicamente, quando solicitados pela administração.
Podem contemplar os dados da organização como um todo, ou de um setor limitado dela, dependendo do interesse dos candidatos.
Objetivos da contabilidade administrativa
O principal objetivo da contabilidade administrativa é identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar a informação administrativa que permite à administração da organização tomar decisões de forma mais informada e, portanto, mais eficiente.
É um dos mais importantes mecanismos de feedback empresarial que a administração possui e, por isso mesmo, sua tarefa é fornecer as informações necessárias para desenvolver uma vantagem competitiva em seu nicho de mercado.
Importância da contabilidade administrativa
A boa contabilidade administrativa se traduz em informações cada vez mais precisas sobre o desempenho da empresa e o que se pode esperar dela no futuro imediato, sempre falando em termos contábeis.
Isso significa que, ao contrário de outras formas de contabilidade, não é apenas um detalhe de números e medidas, mas também uma ferramenta preditiva, que serve para antecipar oportunidades e assumir riscos.
É, portanto, uma forma de contabilidade desenhada a partir das necessidades da própria gestão.
Diferenças com a contabilidade financeira
A contabilidade financeira consiste na recolha de informação quantitativa de carácter económico de uma empresa.
É diferente da contabilidade administrativa de que falamos, na medida em que a primeira se destina a pessoas de fora da organização, mas estão vinculadas a ela de uma forma ou de outra.
Pelo contrário, a contabilidade administrativa é estritamente para consumo interno. Pelo mesmo motivo, o primeiro é de natureza objetiva e estrita, enquanto o segundo possui um certo caráter subjetivo que auxilia a gestão na tomada de decisões.