Como fazer script para vendas por telefone
O script para vendas por telefone é uma ferramenta poderosa para quem quer prospectar novos clientes e ao mesmo tempo oferecer um atendimento de qualidade. Isso porque a forma como as vendas são feitas mudou consideravelmente com o tempo, demandando que os profissionais e empresários se atualizem e criem técnicas capazes de acompanhar tais mudanças, mantendo assim a concorrência com as demais empresas do mercado.
Nesse caso, o script para vendas por telefone pode ser um recurso simples, mas que consegue trazer excelentes resultados. Logo, é algo que deve ser implantado caso você ainda concentre grande parte das suas vendas por telefone. Criamos o texto abaixo para ajudá-los a fazer este script da melhor forma, de modo que seja possível implantá-lo e conseguir ótimos resultados. Portanto, para saber mais, continue esta leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o recurso em comento.
Conteúdo
Antes de tudo, o que é um script para vendas por telefone?
Esta é uma dúvida bastante comum, principalmente entre os novos empresários que utilizam redes sociais e outros recursos da internet. De forma simples, podemos dizer que o script de venda é uma espécie de roteiro criado pela empresa para que todos os funcionários que trabalham no setor de atendimento o sigam. Assim, ele ensina como responder a determinadas perguntas ou dúvidas, bem como a maneira de agir em determinadas situações.
Para exemplificarmos, imagine a cena de um filme. Essa cena possui um script, ou seja, um roteiro para que os personagens possam segui-lo, de modo a criar todo um diálogo a partir dele. Portanto, o script para vendas por telefone funciona da mesma forma. Através dele, os profissionais de call center podem ter instruções detalhadas sobre os diálogos, respostas de perguntas, entre várias outras opções.
Como fazer o script para vendas por telefone?
Para fazer os scripts de vendas por telefone, você deve seguir a risca as dicas mencionadas a seguir:
1. Contrate profissionais ao invés de um atendimento automatizado
O atendimento automatizado é um erro cometido por muitas empresas. Ele consiste em mensagens gravadas por um robô para atender os clientes. Logo, caso você queira criar um script de qualidade, antes de tudo é necessário contratar profissionais para todas as etapas do atendimento. Isso porque ninguém gosta de ser atendido por essas mensagens automatizadas.
Além do mais, ainda que a utilização de scripts seja de grande importância para quem vende por telefone, saiba que o funcionário deve entender que a sua performance é indispensável ao bom atendimento. Sendo assim, quanto melhor for o atendimento do funcionário, melhores serão os resultados obtidos.
2. Conheça os seus clientes
Você conhece o seu nicho de atuação, assim como o público que o consome. Logo, você deve estar preparado para falar com essas pessoas, de modo que seja possível adaptar o linguajar, assim como os argumentos utilizados na conversação. Ainda que o script de vendas seja igual para todos, é necessário adaptar as abordagens para cada um dos clientes da empresa.
3. Capriche na apresentação
Uma das partes mais importantes de uma conversa para vender algo é a apresentação. Isso porque esse será o primeiro contato com o cliente. Logo, já no momento da sua apresentação, o cliente está decidindo se pretende ou não continuar o diálogo. Portanto, é interessante que você capriche nessa hora e faça despertar o interesse de conhecer mais sobre o produto que pretende vender. Comece falando o seu nome e logo em seguida a empresa na qual presta serviço e os motivos do contato.
4. Crie um relacionamento amigável com os clientes
Algo que é bastante negligenciado pelas pessoas na hora de vender um produto é o diálogo amigável. Isso acontece porque grande parte deles tem medo de sair do script. Assim, acabam acelerando o diálogo sem dar qualquer espaço para que os clientes questionem algum ponto que ficou em dúvida. Isso pode soar de forma negativa para o vendedor, fazendo com que as chances de não fechar um negócio aumentem.
Logo, é interessante que você crie um relacionamento amigável com todos os clientes. Para isso, saiba mais sobre eles. Busque oferecer soluções para os seus problemas, de modo a dar atenção a todas as suas peculiaridades. Isso irá estreitar os laços e melhorar as chances de vender.
5. Dê prioridade às necessidades dos clientes
Ainda que o vendedor esteja pronto para fazer a venda utilizando o script, muitas vezes o cliente não quer ou mesmo não está pronto para fechar negócio. Logo, é bastante provável que a situação se torne insustentável e o vendedor não consiga efetuar a venda do produto da empresa. Nesse caso, o ideal é dar prioridade às necessidades de cada um dos clientes da empresa. Assim, ouça o que ele tem a dizer, bem como ofereça opções plausíveis para a resolução daquele problema. Esteja apto a identificar aquilo que foi dito, bem como aquilo que foi subentendido.
6. Desperte a curiosidade
Outra dica muito interessante é criar um script que desperte a curiosidade dos clientes. Assim, você irá conquistar a sua atenção e fazer com que ele se interesse pelos produtos que estão sendo vendidos. Para isso, aposte nos gatilhos mentais que sejam capazes de despertar a curiosidade pelo produto, bem como a ansiedade de comprá-lo o mais rápido possível.
7. Seja direto
Muitas pessoas não gostam de conversas ao telefone. Nesse caso, é interessante que você seja muito direto na hora de oferecer os produtos. Portanto, é necessário ter em mente que as pessoas são ocupadas e não têm tempo a perder com enrolação. Nesse caso, crie um script que seja breve e que ofereça uma solução ou resposta rápida. Opte por falar sobre como a empresa poderá ajudá-lo a resolver o seu problema e que precisaria de alguns minutos de sua atenção para explicar melhor.
8. Saiba improvisar
Embora o script seja de grande importância, saber improvisar é indispensável. Isso porque nem tudo pode ser previsto em um papel. Logo, o vendedor deve ter desenvoltura para improvisar e oferecer um bom atendimento ao cliente ainda que a conversa saia fora do script.