Como fazer uma análise de SEO e por que é importante?
Para entender a análise de SEO, vamos fazer uma visita à história próxima. Lembra das listas telefônicas? As páginas amarelas, especificamente, eram diretórios comerciais impressos divididos em categorias e, para qualquer necessidade de serviço, as pessoas consultavam esses guias.
Hoje, os motores de busca fazem exatamente o que os editores de páginas amarelas fazem, mas de uma forma muito mais complexa e dinâmica. Existem certos padrões e lógica para a forma como seus “diretórios” (as páginas de resultados do mecanismo de pesquisa, ou abreviadamente SERPs) funcionam – e não, não é em ordem alfabética ou por setor.
Prestar atenção ao SEO é semelhante a aplicar as páginas amarelas a serem listadas e tentar cumprir seus padrões. É um pouco mais técnico, mas iremos repassar os fundamentos da análise de uma consultoria SEO e como fazer uma análise de SEO de um site neste artigo, e esperamos que fique mais claro para você.
Conteúdo
O que é análise de SEO?
A análise de SEO é uma verificação do site da saúde geral, estrutura, conteúdo e outros fatores relevantes para as classificações do mecanismo de pesquisa. Em outras palavras, pense nisso como consultar um especialista sobre como atrair mais atenção e ser melhor descoberto nas “páginas amarelas” da internet, as páginas de resultados dos buscadores (SERPs). Os resultados revelam áreas que podem ser aprimoradas para aumentar sua classificação nas SERPs e como você pode construir a melhor estratégia de SEO off-Page para o seu negócio.
Por que a análise de SEO é importante?
A análise de SEO é a primeira ordem do negócio para uma estratégia de SEO à prova de balas. Ele mostra seus pontos fracos e fortes, e o que fazer para obter melhores classificações SERP .
Além de uma auditoria de SEO na página e auditoria de SEO de site, você também pode conduzir uma análise de concorrentes de SEO para entender as tendências, onde estão seus concorrentes de SEO e criar uma estratégia para se destacar.
Se você está almejando alcançar o topo do ranking em sua área de negócios, aumentando o tráfego do seu site, atingindo seus objetivos de negócios e metas de crescimento, você definitivamente precisa de uma análise de SEO. A preparação de um extenso relatório de SEO lhe dará insights acionáveis e o ajudará a mapear uma estratégia de SEO sólida.
Como fazer uma análise de SEO de um site
Uma análise de SEO consiste em uma série de detalhes técnicos que podem ser agrupados em três:
- SEO na página: Inclui o conteúdo (a qualidade e o uso de palavras-chave) e questões estruturais, o código-fonte HTML, imagens e metatags.
- SEO fora da página: está relacionado aos elementos externos ao seu site que ainda se relacionam com você, que podem ser controlados pelo link building, sendo listados e apresentados em sites confiáveis e guest blogging.
- SEO técnico: os aspectos técnicos do SEO referem-se à estrutura e ao funcionamento do site e à sua otimização para os rastreadores. Também inclui otimização móvel.
Primeiro, você gostaria de fazer uma lista dos elementos que irá verificar e priorizar. Em seguida, planeje a quem você atribui quais partes da análise e quais deseja terceirizar para as agências.
Algumas etapas podem ser executadas com ferramentas de SEO e verificadores de SEO disponíveis para todos. Por exemplo, existem muitos exploradores de palavras-chave e ferramentas de pesquisa que você pode usar para encontrar palavras-chave, com alternativas adequadas para cada orçamento (até mesmo algumas opções gratuitas). Você pode optar por uma varredura automatizada para problemas básicos de estrutura na página e erros técnicos.
No entanto, você pode terceirizar os detalhes técnicos mais complexos para agências profissionais para uma auditoria de SEO técnica completa e de alta qualidade.
O que verificar na análise de SEO de um site
Agora que cobrimos o básico e por que você definitivamente deve realizar uma auditoria de SEO, nesta seção fornecemos os detalhes técnicos para lhe dar uma ideia melhor. Quais são os principais elementos a serem procurados em uma análise abrangente de SEO? Em que consiste uma análise abrangente de SEO? Vamos entrar em detalhes.
Estrutura de URL
A URL do seu site é o “endereço digital” do seu negócio e um elemento significativo para as práticas de SEO. Os URLs para diferentes páginas em seu site ajudam a organizar seu conteúdo e fornecem acesso aos vários tipos de conteúdo que você oferece. Eles funcionam como placas colocadas em uma loja que remetem aos diferentes corredores, categorias de produtos que você oferece, ajudando os visitantes a navegar facilmente.
O que você deve procurar na estruturação de URLs? Aqui estão algumas das melhores práticas de SEO para estrutura de URL:
- Se possível, certifique-se de que os URLs sejam legíveis e relacionados ao conteúdo, em vez de um conjunto aleatório de caracteres, letras e números. Alguma versão do título é geralmente uma boa escolha.
- Inclua suas palavras-chave alvo no URL para aumentar sua classificação.
- Quanto menor for o URL, melhor. Se seus URLs tiverem mais de 100 caracteres, considere encurtá-los.
- Use hifens (-) ou sublinhados (_) para separar as palavras no URL.
- Opte por um SSL (Secure Sockets Layer) e escolha HTTPS em vez de HTTP. Isso criptografa sua conexão e fornece segurança extra contra hackers. Ter SSL aumenta sua classificação no mecanismo de pesquisa e a preferência dos usuários.
Contente
O conteúdo é talvez o elemento mais essencial com o qual você trabalhará para sua análise de SEO, confirmado pelo Google como um dos 3 principais fatores de classificação. É como você transmite sua mensagem e como os rastreadores do mecanismo de pesquisa o conhecem. Questões de conteúdo consistem em seus direitos autorais, as palavras-chave, a originalidade e o valor oferecido e a relevância.
Os mecanismos de pesquisa estão ficando mais inteligentes sobre como reconhecer conteúdo com spam e de baixa qualidade e penalizar essas páginas em suas classificações. Com atenção aos detalhes, você pode melhorar seu conteúdo e, como resultado, seus rankings SERP. Aqui estão alguns pontos a serem considerados:
- Faça sua pesquisa de palavras-chave antes de criar conteúdo. Encontre as principais palavras-chave com maior volume e densidade de pesquisa. Existem muitas ferramentas que você pode usar para pesquisar palavras-chave. Você também pode obter ajuda profissional.
- Faça análises de lacunas de conteúdo regularmente. Verifique com seus concorrentes e veja em quais palavras-chave e tópicos eles estão se classificando. Se você estiver carente em qualquer uma das áreas, feche a lacuna e mantenha-se atualizado.
- Otimize suas imagens. Imagens grandes com alta resolução podem diminuir o tempo de carregamento da página. Mas você também não quer imagens de baixa resolução.
- Adicione textos alternativos a todas as suas imagens com 10-15 palavras relacionadas à imagem. Além disso, use palavras relevantes e descritivas ao nomear seus arquivos de imagem e use hifens para separar as palavras.
- Crie títulos de página atraentes e tags de título que incluam a palavra-chave principal que você deseja classificar. O comprimento recomendado para tags de título é entre 50-60 caracteres. Seus títulos devem ser diferentes das tags de título, o que também o ajudará a incluir palavras-chave diferentes.
- Evite conteúdo duplicado. Os bots de mecanismos de pesquisa podem detectar conteúdo duplicado dentro do seu site e entre dois sites diferentes e sinalizá-lo. Se detectado, seu site pode ter uma classificação inferior ou até mesmo ser removido do índice.
Meta descrições
Meta descrições ou meta tags são como resumos que você fornece aos mecanismos de pesquisa para descrever o que você tem em seu site. Ajuda os bots a indexar suas páginas de acordo com as palavras-chave relevantes e tem uma grande influência no SEO.
Certifique-se de ter uma meta descrita para cada página e de não ter nenhuma duplicata. As descrições devem ter entre 135 a 160 caracteres e incluir as palavras-chave alvo.
Recursos bloqueados
Recursos bloqueados são arquivos bloqueados e, portanto, inacessíveis para o GoogleBot. Eles não podem ser rastreados e indexados nos motores de busca. Especialmente quando você adiciona um protocolo SSL ao seu site, os mecanismos de pesquisa rastreiam novamente o site para indexá-lo novamente. Ter recursos bloqueados atrapalha esse processo e afeta sua classificação. Veja como consertar isso:
- Encontre recursos bloqueados usando Google Search Console.
- Encontre a linha que está bloqueando o recurso no arquivo robots.txt.
- Atualize a linha e permita que o GoogleBot acesse os arquivos.
Links
Os links são passagens entre páginas e sites relevantes e são uma parte essencial da estrutura do seu site, bem como da relação do seu site com outros sites. Existem dois níveis de trabalho na análise de SEO: links na página (internos), links fora da página (entrada, entrada), também conhecidos como backlinks. Aqui estão alguns pontos que você deve prestar atenção:
Links internos
- Quando você tiver dois artigos que se relacionam ou termos e conceitos relacionados a outro conteúdo em seu site, certifique-se de adicionar links e enfatizar essas conexões. Isso é chamado de vinculação contextual.
- Você pode adicionar uma seção de “postagens relacionadas” e uma seção de “postagens populares” para melhorar sua construção de links internos.
- Não deixe nenhuma página e conteúdo “órfão”, certifique-se de que todas as suas páginas tenham backlinks ou links internos para que apareçam nas SERPs.
- Faça verificações regulares sobre a integridade de seus links, corrija links quebrados e evite erros.
- Certifique-se de que seus textos âncora sejam apropriados. Os textos âncora são textos clicáveis com hiperlinks. Não devem ser spam e extensos, mas sim relacionados ao conteúdo do link e capazes de captar a atenção do leitor. Além disso, evite usar o mesmo hiperlink mais de uma vez em uma página.
Backlinks
- Verifique o seu perfil de backlinke veja se você tem algum link de entrada ruim como parte da análise de SEO. Entre em contato com os administradores dos sites para obter sua remoção, se necessário. Você pode revisar a lista de seus backlinks e verificar as pontuações de spam dos sites.
- Outra maneira de regular seus backlinks é diferenciar entre links dofollow e nofollow. Se você não deseja que os mecanismos de pesquisa considerem um link de entrada em um determinado site, mas não deseja que a menção seja removida, você pode pedir ao administrador para adicionar um pequeno trecho de código para torná-lo um “link nofollow”, O que impedirá que os bots sigam aquele link naquele site. Por padrão, todos os links são links dofollow.
Estrutura do site (arquitetura)
A arquitetura do seu site é a base das experiências dos usuários. Também afeta a forma como os rastreadores navegarão pelo site e descobrirão o que você está oferecendo em seu site e onde você tem cada elemento. Para otimizar a estrutura do seu site, existem algumas coisas que você pode fazer:
- Liste todas as suas páginas principais no topo do seu site, em uma barra de navegação onde os visitantes e rastreadores podem encontrá-las facilmente.
- Criar um Mapa do site XML (o diretório, roteiro do seu site) para ajudar os rastreadores a entender a estrutura do site.
- Certifique-se de que o conteúdo que você mencionou no mapa do site está realmente presente.
- Crie bem seus links internos para que os visitantes possam navegar de uma página para outra com facilidade.
Simpatia geral e tempo de carregamento
Os mecanismos de pesquisa verificam como a experiência do usuário é tranquila quando eles estão decidindo sobre as classificações. Páginas de carregamento mais rápido e páginas amigáveis para os usuários são recompensadas em classificações SERP. Você pode fazer algumas coisas para otimizar seu tempo de carregamento e facilidade:
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- Otimize as imagens, certifique-se de não usar muitas imagens e imagens muito grandes.
- Muitos JavaScripts podem tornar a página mais lenta. Use uma ferramenta de compressão JavaScript e carregue JavaScripts no rodapé da página.
- Use um CDN (Rede de distribuição de conteúdo) Isso salvará um cache de suas páginas em servidores ao redor do mundo e acelera o tempo de resposta para mais visitantes em diferentes lugares.
- Revise o back-end do seu site em busca de problemas, verifique se há bugs no código e corrija-os.
Capacidade de resposta móvel
Atualmente, a maioria dos usuários da Internet faz login a partir de dispositivos móveis. Sem a otimização móvel adequada, você perderá um tráfego potencial significativo e dificultará a conversão de seus visitantes. Os mecanismos de pesquisa recompensam os sites compatíveis com dispositivos móveis e os classificam em posições mais altas nas páginas de resultados. Aqui estão algumas dicas para otimização para celular:
- Visualize seu site no modo móvel para ver se funciona bem.
- Garanta que a tipografia e o design sejam fáceis de exibir e ler em dispositivos móveis. Opte pela simplicidade e velocidade em vez de designs complexos e difíceis de carregar.
- Adicionar metatags responsivas a um documento HTML
- Aplicar consultas de mídia ao layout
- Torne as imagens e vídeos incorporados responsivos
Falamos sobre o que é análise de SEO, como conduzi-la e por que ela é importante para o seu negócio, e discutimos os principais elementos de uma auditoria de SEO. Esperamos que o artigo ajude você a planejar uma análise SEO completa e melhorar a classificação do seu site e das páginas.