Como usar cupons de desconto para converter vendas?
Como usar cupons de desconto para converter vendas? Confira as principais dicas aqui nesta página!
O marketing digital é essencial para o desenvolvimento de lojas online. Com certeza você já tem algumas tendências para este novo ano, mas não deve se esquecer das ferramentas essenciais que não saem de moda. Um deles são cupons de desconto para incentivar as vendas.
Conteúdo
Cupons de desconto para converter vendas
Junto com o marketing de conteúdo, é uma das estratégias fundamentais de qualquer tipo de negócio, de qualquer porte, principalmente naquelas que atuam em rede. É uma técnica que impulsiona a compra e atinge um alto nível de conversão de leads em clientes.
O básico dos cupons de desconto
Trata-se de oferecer uma redução no preço de um produto ou na compra final compensada pelo aumento do número de vendas globais. Outras vezes, simplesmente aciona uma venda que não teria ocorrido sem o cupom.
A sua utilização não se limita apenas à procura da venda em si, é também uma ferramenta que promovem a marca da sua empresa, aumenta as visitas ao seu site e alarga o público-alvo do seu produto. Graças a tudo isso você poderá concretizar vendas a médio ou longo prazo.
É uma estratégia muito completa que vai desde uma compra impulsiva até a fidelização e aumento de leads.
Tipos de cupons de desconto
Existem diferentes opções ao executar uma campanha de cupons. Eles podem ser classificados de diferentes maneiras com base em seus objetivos:
– Cupons especiais: são os mais populares, são usados em datas específicas para uma determinada campanha. Dia das Mães, Black Friday ou outros tipos de eventos comerciais em que se busque a compra por impulso.
– Cupons de fidelidade: são aqueles destinados a bons clientes empresariais, e buscam recompensar sua fidelidade de forma direta. Eles também são usados para datas específicas de cada cliente, como cupons de aniversário.
– Cupons de notícias: servem para divulgar um novo serviço ou produto mediante a aplicação de um desconto inicial.
– Cupons de lembrança: são aqueles para clientes que fizeram uma compra, mas não voltaram para visitá-lo. O objetivo é que eles se lembrem de que você ainda está aí esperando por eles com ótimos produtos.
Benefícios do uso de cupons de desconto
A utilização dessa estratégia de marketing trará uma série de vantagens para sua empresa. Graças a eles você alcançará os diversos objetivos traçados em seu negócio.
Venda impulsiva
É a base deste tipo de afirmação publicitária, obter uma venda por impulso. A base das vendas pela Internet é a facilidade de compra instantânea. Os cupons de desconto buscam que esses tipos de decisões sejam tomados em segundos.
Branding
O uso de cupons de fidelidade está intimamente ligado a esse objetivo. O objetivo é promover a imagem da marca por meio de clientes fiéis. Elas explicam aos clientes em potencial os benefícios de comprar em longo prazo em sua empresa.
Anúncio
Seus cupons podem ser usados para posicioná-lo nas diferentes páginas destinadas a promovê-los. Isso permitirá que você tenha uma campanha de marketing eficiente que traga benefícios para os clientes.
Elimine a sazonalidade
Se sua empresa possui venda sazonal, os cupons são uma ótima solução para estimular a compra por impulso fora do período de uso do produto. Trata-se de conseguir vendas que em situação normal não seriam realizadas.
Como lançar sua campanha
Ao lançar sua campanha, é importante seguir uma série de etapas para garantir o seu sucesso.
Objetivo
Como em qualquer estratégia, é fundamental que você decida o objetivo de sua campanha. Como regra geral, duas opções são distinguidas:
– Novos clientes: busque novos compradores para seu produto. Eles são distribuídos globalmente.
– Fidelização: procuram repetir as compras de clientes antigos. Recompense sua lealdade.
Regras
Seja claro sobre as diferentes regras que seus cupons terão. Estas são as principais decisões que você deve tomar:
– Período de validade
– Tempos que podem ser resgatados
– Número de cupons que você pode aceitar
Modo de distribuição
O tipo mais comum de distribuição é por correio, mas você pode optar por novas opções, como redes sociais ou sistemas de mensagens. Você também deve dizer se será o único a distribuí-los ou se seus clientes poderão encaminhá-los.
Projeto
Um cupom não precisa ser enfadonho ou limitado a um código de barras. Diferencie-se de seus concorrentes com um design único e pessoal.
Se o seu negócio é um comércio eletrônico de moda, é importante que você leve essa estratégia em consideração. É uma forma de obter novas vendas, podendo promover os seus cupões através de diversas plataformas, como as redes sociais, etc.