Como iniciar seu próprio negócio de costura
Como iniciar seu próprio negócio de costura? Saiba quais as principais dicas para quem deseja investir no segmento de confecção e ajustes de roupas.
Se você gosta de costurar, criar padrões de roupas interessantes ou realizar alterações e alfaiataria, abrir um negócio de costura pode ser a oportunidade de negócio perfeita.
Dependendo de suas habilidades, existem muitos tipos diferentes de projetos de costura disponíveis, incluindo corte e costura, figurinos, roupas para ocasiões especiais, bordados e conserto de roupas. Acompanhar as tendências da moda e da costura é a melhor maneira de atrair uma variedade de clientes e manter clientes regulares e, com um pouco de sorte, as referências desses clientes ajudam a construir uma base de clientes ainda maior.
Antes de tudo, você deve pensar em criar um site de costura para divulgar os trabalhos já realizados, informar e agendar serviços, disponibilizar endereço e telefone para contato. Além de utilizar o site para encontrar clientes em potencial, por exemplo, ao posicionar sua página de serviço para palavra-chave “costureira perdizes SP” no mecanismo de busca (Google).
A seguir, confira as dicas de como iniciar seu próprio negócio de costura:
Conteúdo
Como iniciar seu próprio negócio de costura
Por mais que abrir um negócio próprio envolva burocracias e planejamento eficiente, não é preciso se preocupar com as dificuldades, pois ao conhecer o que é preciso para montar seu ateliê de costura, você pode obter bons resultados e dar o primeiro passo com eficiência:
Crie um Plano de Negócios
Escreva um plano de negócios para guiá-lo em cada estágio de desenvolvimento do seu ateliê ao iniciar um negócio de costura. O plano deve começar com uma análise de seu mercado local, bem como lojas e serviços semelhantes, se houver, em sua área. A seguir, liste e descreva os tipos de serviços que você espera oferecer aos seus clientes.
A terceira seção deve incluir os custos iniciais projetados, incluindo máquinas de costura, aluguel de loja, linha, padrões, equipamento de informática e software. Faça o acompanhamento com um plano de marketing, bem como uma descrição das funções do proprietário e do funcionário.
Cuide de sua papelada
Pesquise os requisitos de organização, licença e autorização de negócios antes de sua inauguração. Registre sua empresa com as autoridades estaduais e locais: Se você planeja formar uma sociedade anônima, uma sociedade anônima ou uma sociedade, converse com um advogado que poderá orientá-lo durante o processo.
Você pode proteger seu novo negócio adquirindo um seguro empresarial. Se você estiver operando em casa, pergunte ao seu agente se você pode adicionar um passageiro comercial doméstico à sua apólice atual: Caso contrário, você precisará de uma apólice separada para o seu negócio.
Crie espaço para o seu trabalho
Se você está planejando trabalhar em casa, entre em contato com o escritório local de administração de pequenas empresas ou com o escritório da comissão de zoneamento residencial para obter informações sobre as regras relativas a negócios domiciliares, já que algumas regiões não permitem que proprietários de negócios se reúnam com clientes em áreas residenciais.
Reservar um cômodo ou área da casa que você usa estritamente para negócios não apenas ajuda a manter o material da empresa organizado, mas também traz benefícios fiscais. Converse com seu contador ou preparador de impostos sobre possíveis deduções para espaço de escritório em casa.
Outra opção é alugar espaço comercial para o seu negócio. Você pode encontrar um escritório em uma incubadora de empresas local ou espaço de trabalho compartilhado, ou pode alugar um imóvel comercial tradicional.
Compre as ferramentas do seu comércio
Assim que tiver um espaço, é hora de comprar o equipamento inicial, como máquina de costura, linha, agulhas, suprimentos para bordados, padrões prontos, software de computador para criar e imprimir padrões, software de faturamento e contabilidade. Certifique-se de que seu espaço de trabalho tenha todas as autorizações e licenças necessárias antes de mover seu estoque e ferramentas para sua oficina.
Prepare um portfólio
Antes de abrir, reúna fotos de seus melhores trabalhos para usar em ações promocionais e em um portfólio para mostrar aos clientes. Se possível, tenha algumas peças reais em seu escritório ou loja para que os clientes possam avaliar a qualidade do seu trabalho.
Contrate um profissional para criar um portfólio online e um site se você não tiver a capacidade de fazer isso sozinho ou se quiser que ele realmente se destaque da multidão.
Alcance clientes potenciais
Existem várias maneiras de promover seu novo negócio. Amigos, familiares e contatos nas redes sociais são um excelente ponto de partida. Mesmo que eles não planejem usar seus serviços, eles podem ter amigos ou familiares que precisam de costura personalizada ou alterações.
Exiba folhetos em lojas locais de vestidos, mercearias, lavanderias, lojas de casamentos e outros negócios locais. Entre em contato com repórteres da imprensa e da televisão locais para interessá-los em uma reportagem sobre um novo negócio empreendedor em sua comunidade. Não se esqueça dos recursos online: você poderia listar sua empresa em diretórios de negócios online e serviços como o Google Maps?
Você também pode usar serviços de mídia social como Facebook e Twitter como ferramentas de divulgação para oferecer ofertas especiais. Inclua fotos, depoimentos de clientes, serviços de costura, informações de contato e horário de funcionamento.