Como Identificar Falsas Ameaças de Malware
Como Identificar Falsas Ameaças de Malware | Saber quando temos algum tipo de ameaça em nossos computadores é muito importante. Existem muitas ferramentas de segurança que nos informam se nosso sistema foi comprometido por uma variedade de malware e o que podemos fazer para resolver esse problema.
No entanto, também pode acontecer de recebermos alertas falsos de ameaças, que é o que realmente faz com que nosso computador seja comprometido. Neste artigo, vamos mostrar como podemos fazer para reconhecer isso que mencionamos e evitar que aconteça conosco. Confira o tutorial de como identificar falsas ameaças de Malware no nosso site.
Conteúdo
O problema das falsas ameaças à segurança
Como dizemos, às vezes podemos encontrar mensagens que nos informam que nosso dispositivo está infectado por algum tipo de ameaça. Eles podem nos dizer que temos vírus, que há malware ou que temos algum software que está nos espionando. Tudo isso pode alertar logicamente a vítima.
O ponto importante aqui é que existem ameaças de segurança falsas . São mensagens que buscam apenas chamar a atenção do usuário, que acredita ter realmente alguma variedade de malware em seu computador e que, em última instância, deve fazer algo para resolvê-la.
Quando encontramos uma falsa ameaça à segurança, às vezes eles nos pedem para baixar um arquivo, acessar uma página ou instalar algum tipo de software para resolver o problema. É exatamente aí que começa aquele problema, aquela ameaça real que pode danificar nosso equipamento.
Esse arquivo, esse programa que nos pedem para instalar ou essa página que podemos acessar é na verdade a entrada do próprio malware. É basicamente uma isca que os hackers podem usar para atingir seu objetivo.
Como reconhecer alertas de segurança falsos
Os alertas de segurança falsos geralmente são detectados facilmente. Eles geralmente são muito óbvios ao navegar na rede ou usar certas plataformas e serviços. No entanto, é conveniente reconhecê-los para evitar problemas e que o mau funcionamento de nosso dispositivo e nossa privacidade sejam comprometidos.
Mensagens pop-up no navegador
Sem dúvida, um dos tipos mais populares de alertas falsos de segurança são as mensagens pop-up que aparecem no navegador. Isso pode acontecer se tivermos algum tipo de adware. Os alertas aparecem onde indicam que há um problema de segurança e devemos tomar algumas medidas.
Geralmente nos mostra uma mensagem para baixar uma ferramenta de segurança para resolver este problema. No entanto, esse link nos leva a baixar software malicioso ou a um site modificado para roubar dados.
Alertas ao entrar em um site
Também pode acontecer que ao entrar numa página web apareçam banners ou mensagens indicando o mesmo: o seu computador está em perigo e deve ser atualizado ou é necessário instalar um programa.
Isso pode acontecer se o site já tiver sido atacado. Eles podem ter injetado um código malicioso para roubar aquele tipo de conteúdo que, na verdade, tem como objetivo prejudicar a segurança dos usuários.
Notificações do sistema após instalar um programa
Outro problema muito frequente é que instalamos algum software no sistema que contém adware . Isso pode colocar em risco nossa segurança e um dos sinais é que, quando o instalamos, aparecem notificações do sistema ou que fingem ser alertas do sistema nos alertando sobre uma violação de segurança.
Essas notificações, como nos casos anteriores, querem que cliquemos em um link e baixemos alguma suposta ferramenta para proteger o computador. Mas, novamente, o que fazemos é baixar software malicioso.
Falso programa de segurança
Os antivírus são muito úteis para proteger nossos sistemas. São muitas as opções que temos à nossa disposição. Agora, é possível que a qualquer momento instalemos um antivírus que na verdade é falso, que não busca mais do que roubar informações.
Isso pode lançar notificações falsas que nos fazem acreditar que nosso computador está realmente em risco, que detectou malware ou qualquer problema. No entanto, mais uma vez, isso nada mais é do que uma farsa.
Extensões no navegador
Por último, as extensões do navegador também podem lançar mensagens de alerta indicando que algo está errado. Estamos enfrentando uma grande variedade de complementos que podem ter sido modificados de forma maliciosa para esse fim.
Como Identificar Falsas Ameaças de Malware
Vimos quais são os principais sinais que podemos observar ao navegar na Internet ou ao utilizar os nossos dispositivos e que nos podem afetar. Agora vamos ver como identificar falsas ameaças de Malware.
Use ferramentas de segurança
Algo importante é usar ferramentas de segurança . Um bom antivírus, garantindo que é realmente legítimo e que não vai representar um problema, pode ajudar-nos na luta contra as ameaças à segurança.
Isso é algo que devemos aplicar a todos os tipos de sistemas e dispositivos para evitar a entrada de software malicioso que nos compromete.
Ter equipamento atualizado
Claro que o equipamento deve ser atualizado com as versões mais recentes. Às vezes, podem surgir vulnerabilidades que são exploradas por hackers para realizar seus ataques. Devemos instalar os patches mais recentes disponíveis para corrigir esses problemas.
Baixe programas de fontes oficiais
Não devemos esquecer a importância de instalar apenas software legítimo que foi baixado de sites oficiais. Dessa forma, evitamos programas que podem ter sido modificados de forma maliciosa para lançar essas falsas mensagens de segurança.
Senso comum
Por último, mas talvez o mais importante, bom senso . Em muitos casos, esses alertas de segurança falsos vêm de erros que cometemos. Por exemplo, baixar um arquivo malicioso que chega até nós por e-mail ou entrar em um site não seguro.
Esses erros podem comprometer nossa segurança e privacidade. Devemos sempre manter o bom senso em todos os momentos.
Em última análise, essas são algumas dicas para evitar falsos alertas de segurança que podem inundar nosso sistema. É algo que acontece em certas ocasiões e devemos saber reconhecê-las e eliminá-las.
Agora que você sabe como identificar falsas ameaças de Malware, deixe seu comentário!