O que levar em conta antes de comprar um roteador wifi para a empresa? (13 Dicas)
Sabemos que hoje em dia é muito difícil achar alguém que não esteja conectado à internet, já quando o assunto é sobre empresas, o grau de importância da conexão nesse ambiente aumenta, logo, é importante saber o que levar em conta antes de comprar um roteador wifi, equipamente esse que fará toda a diferença no ambiente empresarial.
Cada dia que passa estamos mais conectados, seja para qual tarefa for, independente da sua profissão, trabalho ou função temos a certeza que você está conectado. E para realizar essa conexão são exigidos algumas ferramentas e equipamentos que muitas vezes podem trazer mais dor de cabeça que solução para seus problemas.
Esses equipamentos quando escolhidos de maneiras erradas fazem com que você tenha prejuízo e perda de tempo, por isso quando for fazer alguma compra de equipamento, instalação de novas ferramentas tenha um certo cuidado para não economizar em equipamentos que irão trazer mais manutenção e muitas vezes não atendem os requisitos que você necessita.
Os roteadores para empresas são os maiores causadores de problemas relacionados à queda de internet ou difícil acesso à ela. Equipamentos que não são produzidos e dedicados a essa função podem trazer prejuízos reais aos seus colaboradores, clientes e usuários.
A escolha desses equipamentos deve ser feita levando em conta diversos fatores, como: quantidade de equipamento conectado, locais de conexão, horários de picos, velocidade, download e upload.
Esses são alguns dos critérios a serem avaliados na hora da escolha de um roteador para sua empresa.
Conteúdo
Mas o que levar em conta antes de comprar um roteador wifi para a empresa?
Importante saber alguns requisitos que você deseja que esse roteador faça durante a conexão na sua empresa. Para determinar quais são os equipamentos que estão à venda no mercado.
Os modelos de roteadores wireless tiveram avanços em sua qualidade nos últimos anos, com algumas opções de banda dupla e tripla que permitem várias redes, é uma das exigências se você estiver gerenciando um negócio em que clientes e funcionários precisem se conectar a redes separadas.
Alguns modelos de roteadores têm colocado cada vez mais recursos, e inclusive já oferecem compatibilidade com aplicativos de smartphone que ajudam a gerenciar seu roteador de maneira fácil. Esses recursos do aplicativo podem permitir:
- Diagnóstico de rede
- Varreduras de segurança
- Atualizações de firmware e muito mais.
- O nível de segurança
- Se o roteador pode estabelecer uma Rede Privada Virtual (VPN)
- Velocidade
- Conectividade
- O tamanho de um espaço que o roteador precisa cobrir.
Outras características que esses roteadores precisam possuir são:
- Memória RAM: A memória RAM armazena as instruções e os dados que precisam ser executados pela CPU. é através dela que quase 100% das tarefas são executadas.
- CPU: (Unidade de Processamento Central) que executa as instruções do sistema operacional. Ela possui as funções de roteamento e comutação
- Memória NVRAM (Non Volátil RAM): é utilizada no processo de boot do roteador. É nela que fica arquivado o sistema operacional (IOS) com o sistema operacional de internet.
- Memória Flash: A memória flash serve para gravar os dados e informações quando o roteador é desligado ou reiniciado.
- Memória ROM: A memória ROM do roteador empresarial faz o direcionamento de tráfego na internet. É nela que fica armazenado um programa de inicialização, igual nos computadores.
Escolhendo o roteador empresarial
Vimos as características técnicas que você deve se preocupar ao escolher seu roteador e o que levar em conta antes de comprar um roteador wifi para uso em ambiente empresarial.
Um dos pontos que deve ser pensado é no números de funcionários que irá acessar, quantidade de clientes que terão acesso à essa rede, quem irá configurá-lo. Essas informações são de extrema importância durante a escolha dos roteadores empresariais.
O que levar em conta antes de comprar um roteador wifi para a empresa? Modelos disponíveis
Hoje inúmeros são os modelos que podem ser adquiridos por todos interessados em montar uma rede de wifi na sua empresa. Iremos mostrar algumas opções de roteadores que são de uso empresarial.
NETGEAR Nighthawk X10 Wi-Fi
Esse roteador possui um processador Quad Core de 1.7GHz e arquitetura Quad Stream. permite uma velocidade combinada de até 7,2 Gbps. Ele é considerado o roteador mais rápido para conteúdo de streaming da indústria devido à sua capacidade de fornecer 802.11ac/ad Wi-Fi para streaming ultra suave de arquivos 4K e também para downloads imediatos de conteúdo de mídia.
Seu suporte ao MU-MIMO, o 160MHz dobra as velocidades wifi disponíveis para dispositivos móveis. Além disso, possui quatro antenas ativas externas projetadas para aprimorar os sinais wifi.
Com um custo benefício de bom grado, ele pode ser usado em empresas que necessitam de wifi de boa qualidade para baixar e rodar vídeos, apresentações e conteúdos pesados na internet.
D-Link AC3200
Se você se pergunta o que levar em conta antes de comprar um roteador wifi, esse aqui é um pacote completo de opções. Esse roteador funciona como três roteadores sem fio em um. Seis antenas com conexão de 2.4GHz 1 × 600 Mbps permitem conectar mais dispositivos sem fio.
Com o processador dual-core de 1 GHz, você obtém um poderoso gerenciamento de tarefas e otimização de tráfego com Intelligent QoS. Outros recursos incluem o Advanced Smart Connect para alocar o melhor canal ou banda, oferecendo a melhor conexão Wi-Fi.
O AC3200 da D-Link tem uma porta Gigabit WAN e quatro portas LAN Gigabit. Ainda assim, o suporte tri-band permite que suas conexões wifi sejam mais confiáveis e seguras para usuários externos e funcionários.
Esse roteador como falado acima prioriza velocidade, sendo assim, se sua empresa busca velocidade e qualidade de conexão esse roteador atende seus requisitos.
Acima mostramos alguns modelos de roteadores que são uma ótima opção para quem quer colocar uma rede wifi dentro da sua empresa, possibilitando boa conexão aos funcionários e clientes, com download rápido e seguro com muita estabilidade, mesmo com diversos dispositivos conectados simultaneamente.
Se você gostou do nosso artigo, comente qual roteador você usa em sua empresa ou quais opções você possui para ter uma boa internet wifi para funcionários e clientes.