10 dicas de como aumentar o desempenho da sua clínica
O alto ou baixo desempenho de uma clínica é o fator determinante que indicará se a empresa tem sucesso ou não.
É só pensar no seguinte: com um bom desempenho, o clima da clínica é mais saudável, a equipe está mais motivada, e, consequentemente, o atendimento aos pacientes se torna muito melhor.
Quanto mais pacientes satisfeitos, melhor os resultados.
Antes de pensar em como aumentar o desempenho, é interessante analisar como ele está atualmente. Caso os colaboradores estejam sendo produtivos ou não, e se não estiverem, qual a razão e o que pode ser feito para melhorar. É importante entender esses fatores, pois, cada motivo tem uma resolução diferente.
Um exemplo de uma situação é um funcionário que não tem benefícios na empresa em que trabalha, como um plano odontológico pme, e ao ter que lidar com consultas odontológicas para si e/ou familiares, a falta de um convênio é um motivo que pode lhe causar frustração e desânimo, impactando diretamente na sua produtividade.
Esses convênios fazem muita diferença na vida dos colaboradores, pois além de sentirem que a empresa se importa com seu bem-estar, traz uma tranquilidade maior na hora de lidar com imprevistos de saúde, que em sua maioria, podem ter custos altos.
Portanto, um convênio odonto pme é um tipo de benefício que traz um retorno muito positivo tanto ao colaborador, que terá cobertura para diversos procedimentos, quanto para a clínica, que com esse diferencial, aumentará a motivação de seus membros.
Conteúdo
Por onde começar?
Para aumentar o desempenho e a produtividade de uma clínica, é interessante pensar em não só investimentos em recursos como também mudanças nos processos internos.
A seguir, 10 dicas que vão ajudar por onde começar com essas melhorias:
- Investir em tecnologia, principalmente em ferramentas de automação;
- Otimizar e integrar os processos usando um software;
- Estabelecer um tempo aproximado para os atendimentos, para tentar padronizá-los;
- Ter (e manter) uma equipe capacitada e atualizada;
- Conhecer e dominar as características do público-alvo;
- Disponibilizar atendimento e serviços online;
- Ter métricas para monitorar o desempenho da equipe mensalmente;
- Terceirizar atividades, distribuindo melhor as funções entre os membros;
- Motivar os colaboradores, disponibilizando um plano odontológico empresarial aos membros;
- Recompense os colaboradores periodicamente, através de bônus, por exemplo.
Aplicando as melhorias, o crescimento dentro da clínica se tornará expressivo e, por consequência, haverá um aumento nos benefícios oferecidos pelo próprio empreendimento.
Os investimentos trarão quais resultados?
Aplicando essas dicas, a expansão da atuação da clínica no mercado será visível, o que deixará a clínica muito melhor vista positivamente e mais conhecida.
Além disso, um outro resultado muito importante a ser conquistado é que, com tecnologias e ferramentas de otimização adequadas, não será necessária a contratação de mais pessoas, visto que as funções serão feitas com mais facilidade e organização, sem sobrecarregar o time.
Caso a clínica opte por aumentar o número de membros, não será por necessidade ou por uma espécie de aperto, e sim por conta do crescimento da empresa.
Ainda, os membros se sentirão muito mais parte da organização, sendo incentivados e capacitados.
A questão dos benefícios ainda é um tabu para algumas empresas, pois elas entendem que será um custo, quando na verdade será um investimento.
Também existem empresas que, com o sistema de contratação PJ, nem imaginam que é possível oferecer os mesmos benefícios a profissionais não registrados no sistema CLT, como no caso do plano odontológico para cnpj.
Esse plano possibilita ao funcionário atendimentos de urgência ou emergência em clínicas 24 horas, além de procedimentos comuns como limpeza, raspagem, aplicação de flúor; até os mais complexos como tratamento e acompanhamento de canal, extração dentária e restaurações, colocação de prótese e aparelho fixo metálico, etc..
Também são feitos exames e cirurgias pequenas, além de tratamentos como o de gengivite e periodontite, sendo possível também atender crianças no mesmo convênio.
O plano dental para mei segue o mesmo protocolo.
Tanto para funcionários CLT, como PJ e MEI, é possível proporcionar essa segurança se tratando da saúde bucal, que é uma das áreas de saúde que costuma custar mais e exige um detalhamento maior.
Os funcionários ficarão muito mais seguros e tranquilos em uma clínica que se importa com essas questões e possibilita essa facilidade no dia a dia dos membros.
Por fim, investir no melhor desempenho dos membros e da clínica em geral através de uma boa gestão de desempenho, além de medidores de avaliação de tempos em tempos, tornará a empresa muito mais estruturada, produtiva e uma grande concorrente.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.